Aberje dá início ao Comitê de Comunicação Digital com Empregados; veja quem são os selecionados
Grupo de profissionais se reunirá mensalmente de forma online para discutir temas afins
No dia 9 de março, será realizado o primeiro encontro de 2021 do Comitê Aberje de Comunicação Digital com Empregados com a participação dos novos membros nomeados por organizações integrantes da base associativa. Este é apenas um dos comitês de estudos temáticos da Aberje, que são constituídos por um grupo de profissionais que se reúnem com regularidade e calendário predeterminados para discutir, aprofundar ou gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto identificado como de interesse.
Em um cenário de jornadas mais flexíveis e variados tipos de vínculo entre organizações e seus empregados – dentro de um conceito anywhere office e também a partir de alterações de legislação -, questões como gestão de mudança, marca empregadora e capacidade para alinhamento, engajamento e diálogo à distância se tornam fundamentais.
Coordenado pela instrutora da Escola Aberje de Comunicação Vívian Cristina Rio Stella este comitê pretende discutir o potencial multicanal da comunicação com empregados (aplicativos mobile, intranet social, microblogging, digital signage, gamification, inteligência artificial, internet das coisas, chatbot, comunidades virtuais, TV corporativa, push notification), a fim de despertar diferentes e complementares linguagens e propostas de aproximação, buscando aceleração de processos sem descuidar da saúde física e mental das equipes.
“Estabelecer e propagar um mindset digital e desenvolver um perfil comunicador junto a cada empregado para viabilizar a geração descentralizada de conteúdos, permitindo identificar influenciadores internos e dinamizando as trocas de informação e opinião por meio de ferramentas interativas, é preocupação dos profissionais desta interface”, ressalta Rodrigo Cogo, gerente de Desenvolvimento Associativo da Aberje e responsável interno pelos comitês junto à coordenadora da área, Thalita Dominato.
O grupo terá encontros mensais de 1h30min de duração cada para troca de ideias e convive em canal fechado no ambiente WhatsApp. Seguindo o regulamento, todos os membros serão fixos até o mês de dezembro de 2021, salvo manifestação em contrário ou atingimento de um limite de faltas.
Para qualquer informação sobre estes espaços de troca da Aberje, basta escrever para o e-mail comites@aberje.com.br.
O processo seletivo foi realizado recentemente e estes são os membros da temporada:
- CNH Industrial – Gabriela Lobo Serranera de Paiva (Gerente de Comunicação Interna para América do Sul) e Priscila Amaral (Coordenador de Comunicação Interna para América do Sul);
- Nutrien – Luciane Reis (Head de Comunicação Brasil) e Rodrigo Barbosa (Consultor de Comunicação);
- Telefonica Vivo – Cesar Rua (Gerente Sênior de Comunicação Interna e Digital) e Mariane Legat Ramos (Coordenadora de Comunicação Interna);
- Ypê – Camila Dalla Costa de Oliveira (Coordenador de Comunicação Interna) e Gustavo Carbonaro (Especialista Sênior de Comunicação);
- Itaú – Pedro Roberto Ferreira Jr (Coordenador de Comunicação de Negócios) e Isabela Oliveira Boaventura (Coordenadora de Endomarketing);
- Renault – Carlos Henrique Ferreira (Head de Comunicação para Região América, Diretor de Comunicação para Brasil e VP do Instituto Renault) e Fernanda Stocco (Gerente de Comunicação Interna, Imprensa e Eventos);
- Usiminas – Ludmila Bifano Ferreira (Coordenador de Comunicação Interna) e Paulo Sergio Silva de Assis (Coordenador de Comunicação Externa);
- LDC – Marcia Amorim (Gerente de Comunicação Institucional – North Latam) e Fernanda Henrique Cremonezi (Consultora de Comunicação Institucional);
- Mosaic Fertilizantes – Bianca de Brito Simone (Coordenadora de Comunicação) e Samira Moura (Coordenadora de Comunicação);
- Sanofi – Neila Lopes (Gerente de Comunicação Interna) e Débora Bassanezi (Gerente de Comunicação da Unidade Consumer Healthcare);
- Brookfield – Leonardo Sá de Seixas Maia (Diretor de Comunicação e Branding) e Leandro Meireles Pinto (Coordenador de Comunicação e Branding);
- CMOC – Juliana Omena Silva Gomes (Coordenadora de Comunicação Corporativa) e Diana Mendes (Coordenadora de Gestão Social);
- Libbs – Samanta Greghi (Gerente de Relações Institucionais, Marca e Comunicação) e Adriana Adorno de Medeiros (Coordenador de Experiência Institucional);
- Unimed Rio – Rafael Ferreira de Oliveira (Gerente de Comunicação e Marketing) e Débora Nassif (Coordenadora de Comunicação e Marketing);
- Natura &Co América Latina – Patricia Cury (Gerente de Comunicação para Colaboradores e Experiência) e Juliana Bordignon Fernandes (Coordenadora de Comunicação);
- Dow Brasil – Helena Alonso (Gerente de Comunicação Corporativa para Brasil) e Eleni Gritzapis (Diretora de Comunicação Corporativa para América Latina);
- IBM – Flávia Apocalypse (Gerente de Comunicação) e Evelyn Dias (Especialista de Comunicação);
- Atlas Schindler – Jacqueline Rempel (Gerente de Marketing e Comunicação) e Fernanda Souza (Coordenadora de Comunicação);
- AGCO – Clarissa Daroit (Gerente de RH, Comunicação e D&I para América do Sul) e Kathia Souza (Gerente Sênior de RH – Talent Management para América do Sul).
E também as empresas fornecedoras de Comunicação:
- Fale Consultoras – Fabiana Becker (Sócia-Diretora) e Alessandra Becker (Sócia-Diretora);
- TalentComms – Thais Aguiar (CEO & Partner) e Alessandra Matsumi (Gerente Senior de Comunicação);
- Weber Shandwick – Rodolfo Gonçalves Araújo (Vice-presidente para América Latina) e Kelly Cufone (Gerente de Comunicação);
- Happy House – Kerlin Escobar Dutra (Diretora de Conteúdo) e Andressa Brum (Diretora de Inovação);
- Trama Comunicação – Adriano Zanni de Arruda (Sócio-proprietário e Diretor de Engajamento & Comunicação com Empregados) e Helen Garcia Alves da Costa (Sócia-proprietária e Diretor de Digital & Influência);
- Ideafix – Suzel Garcia de Lima Figueiredo (CEO) e Nathalia Cavalcanti Martins Rosas (Sócia e Head de Relacionamento).
Destaques
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados