Aberje divulga selecionados e dá início ao Comitê de Comunicação com Empregados
Comitês de estudos temáticos na Aberje são constituídos por um grupo de profissionais nomeados por organizações associadas, que se reúnem com regularidade e calendário predeterminados para discutir, aprofundar ou gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto identificado como de interesse. O primeiro encontro de 2020 do Comitê Aberje de Comunicação com Empregados aconteceu de maneira remota, em função da quarentena devido à pandemia do Covid-19, na manhã do dia 14 de abril.
Os profissionais que atuam na comunicação com empregados nas organizações precisam compreender as atuações política, estratégica, tática e operacional de seu trabalho. O comitê busca desenvolver uma visão crítica e abrangente a respeito dos principais desafios e paradigmas da função de comunicação com empregados, passando pela capacidade de traçar planos, campanhas, projetos, campanhas, canais e orçamentos no tema, mas pensando ainda nas intersecções com outras disciplinas – tanto no contexto de interação ou expressão da Cultura Organizacional e da Gestão da Mudança quanto em pontos como Crises Corporativas, Comunicação Não-Violenta, perfil e desempenho de lideranças, humanização e construção de sentido nas organizações.
A partir de processo de inscrição e seleção realizados ainda em fevereiro deste ano, fazem parte deste comitê as associadas:
- Marelli: Michelle Wolf Siqueira (Coordenadora de Comunicação Interna) e Matheus Lourenço (Analista de Comunicação Interna);
- Ternium: Roberto Gonzales (Gerente de Comunicação) e Pericles Monteiro (Coordenador de Comunicação);
- Ultracargo: Joana Vicente Pereira (Coordenadora de Marketing e Comunicação Interna) e Nathalia Nonato Alves Ferreira (Analista de Marketing e Comunicação Interna Pleno);
- Instituto Brasileiro de Árvores – IBA: Cindy Correa (Gerente de Comunicação) e Renata Maria da Silva (Analista pleno de Comunicação);
- Atlas Copco: Rodrigo Amaral (Head de Comunicação Latam) e Gabriella Alcantara (Especialista em Comunicação);
- Grupo Marista: Anne Tsumori Maezuka (Gerente de Comunicação Interna e de Marca Empregadora) e Marina Trindade Vieira (Especialista de Comunicação Interna e de Marca Empregadora);
- Coty: Rosana Ferrantini Marques (Diretora de Assuntos Corporativos para Brasil e América Latina) e Stella Fressa (Coordenadora de Assuntos Corporativos para Brasil e América Latina);
- Duratex: Renata Pedroso Pupo Nogueira (Coordenadora de Comunicação Corporativa) e Ana Carla Freitas (Analista Sênior de Comunicação Corporativa);
- Novartis: Claudia Sérvulo da Cunha Dias (Head de Comunicação) e Larissa Madanelo (Coordenadora de Comunicação Interna Farma e Corp).
- Avon: Aline Catucci Squassina (Coordenadora de Comunicação e Eventos) e Dayana Batista (Analista Sênior de Comunicação Interna);
- Sanofi: Neila Mara Lopes (Gerente de Comunicação Interna) e Nathalia Vieira de Souza (Coordenadora de Comunicação Interna);
- Dow: Helena Alonso (Gerente de Comunicação Corporativa para Brasil) e Valeria Costa (Gerente de Comunicação Funcional para América Latina);
- Latam Airlines: Caio Ferracina Rodrigues Paulino (Coordenador de Comunicação Interna) e Gabriella Jordão Fernandes (Consultora de Comunicação Interna);
- IBM: Flavia Apocalypse (Gerente de Comunicação Interna) e Luciana Beretta (Coordenadora de Comunicação);
- McDonald’s: Leandro Lima (Gerente de Comunicação Corporativa) e Ana Andrade (Analista de Comunicação Corporativa);
- Toyota: Daniela Bittencourt Ferreira (Gerente de Comunicação Interna e Institucional) e Camila Rodrigues dos Santos (Analista de Comunicação Interna).
As agências também estão representadas pelas associadas:
- InVitro Comunicação: Priscilla Cabral (Sócio-diretora) e Thaís Naldoni (Coordenadora de Conteúdo);
- Weber Shandwick/United Minds: Rodolfo Gonçalves Araujo (Vice-presidente América Latina) e Mariana Anjos (Senior Associate);
- Supera Comunicação: José Luis Ovando (Sócio-Diretor de Estratégia e Novos Negócios) e Vitor Morais (Diretor de Criação e Conteúdo);
- P3K Comunicação: Elizeo Karkoski Pereira (CEO) e Laryssa Almeida (Gerente de Estratégia e Atendimento).
O grupo terá encontros mensais para troca de ideias e convive em canal fechado no ambiente Whatsapp. Seguindo o regulamento, todos os membros serão fixos até o mês de dezembro de 2020, salvo manifestação em contrário ou atingimento de um limite de faltas.
Para qualquer informação sobre estes espaços de troca da Aberje, basta escrever para o e-mail comites@aberje.com.br . A atividade está sendo organizada pela área de Desenvolvimento Associativo da Aberje, com Rodrigo Cogo e Thalita Dominato.
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestrutura