Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas

A Aberje, em parceria com a Plataforma de Ação para Comunicar e Engajar (PACE) do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, disponibilizou às suas associadas o e-book “Missão COP30: Curso Preparatório para Comunicadores”. O material é fruto de um curso pioneiro promovido pela Escola Aberje de Comunicação e pela PACE com o objetivo de preparar comunicadores e suas empresas para se comunicarem de forma estruturada e engajada na COP30 – que acontece em Belém, no Pará, em 2025. A formação contou com patrocínio da Hydro e da Alubar e reuniu 40 profissionais de Comunicação e ESG.
Realizado em agosto de 2024, o curso teve seis aulas virtuais, totalizando 15 horas de conteúdo ministrado por especialistas em temas como ESG, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, sempre em alinhamento com a Comunicação Corporativa. O programa foi desenhado para auxiliar empresas na criação de estratégias robustas de comunicação e na integração de seus planejamentos para a COP30.
“Com este material, esperamos contribuir para o aperfeiçoamento de comunicadores de toda a rede, para que tenham melhor desempenho na articulação de ações e mensagens de impacto, além de fortalecer a participação com responsabilidade do setor privado no debate global”, afirmou Victor Pereira, gerente de Relações Institucionais da Aberje, que fez parte da equipe de curadoria do programa.
O conteúdo do curso foi compilado em e-book, e está disponível para as empresas associadas da Aberje no portal da entidade, na página do Centro de Estudos (que pode ser acessada com login e senha). Em breve, o material deve estar disponível para todos os interessados.
“A iniciativa reforça o papel da Escola Aberje como referência na qualificação de profissionais para desafios contemporâneos da comunicação empresarial, e soma ao histórico de cursos com foco em temas caros à comunicação para a sustentabilidade”, declarou Emiliana Pomarico, gerente executiva da Escola Aberje de Comunicação, que também esteve no time de curadoria.
No desenvolvimento e curadoria do projeto também estiveram envolvidas Karla Prado, gerente sênior de comunicação, e Marcela Marques, assistente de comunicação do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. A coordenação foi de Else Lemos, professora da Escola Aberje e pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp-USP).
O e-book traz debates que são cruciais para comunicadores enfrentarem os desafios da crise climática, abordando temas como:
- Introdução às COPs e à crise climática;
- Estratégias de comunicação no contexto da COP30;
- Ética e responsabilidade na comunicação corporativa;
- Movimentos da Ambição 2030 do Pacto Global;
- Engajamento e visão de longo prazo;
- Fontes de financiamento e orientações para um plano de ação efetivo.
Destaques
- Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
- Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social
- Fernanda Bolzan assume diretoria do Capítulo Aberje Rio
- Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
- Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia
ARTIGOS E COLUNAS
Pablo Assolini Nem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?Rizzo Miranda ESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezasLeila Gasparindo Construir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RHOliver Duarte O papel de PR em tempos de tanta tecnologiaHamilton dos Santos A comunicação precisa ser parte do legado da COP30