Aberje Connects: “Comunicação no Engajamento de Pessoas e Estímulo à Saúde Física e Mental”
02 de setembro de 2020
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O cenário de saúde emocional no Brasil não é dos melhores. Dois em cada 10 brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno, sendo mais prevalente ansiedade e depressão. No mercado de trabalho, nove em cada 10 pessoas apresentam sintomas de tensão e ansiedade. E a pandemia só intensificou esse quadro. Pensando no bem-estar mental de seus funcionários, muitas empresas investem em programas para esclarecer dúvidas sobre a Covid-19, rodas de conversas para a troca de experiências, lives, webinars e até atendimentos psicológicos e psiquiátricos.

O Aberje Connects, atividade online entre associados da entidade, reuniu profissionais de comunicação de renomadas empresas para debater o tema “Comunicação no Engajamento de Pessoas e Estímulo à Saúde Física e Mental”, no dia 26 de agosto. Foram convidados Luiz Gustavo Ramos, head de Cultura, Comunicação Interna e Employer Branding do iFood; Mariana Gobbi Lima, gerente de Comunicação Interna da Pfizer; e Mariana Scalzo, gerente de Comunicação Corporativa, e Renata Simioni, gerente de Saúde Corporativa, ambas do Grupo Boticário.

Cuidados na saúde física e mental dos funcionários

O iFood, empresa brasileira de tecnologia aplicada ao universo da alimentação, é considerada a maior foodtech da América Latina, presente no Brasil, México e Colômbia. Atualmente, são mais de 2.500 colaboradores, chamados de foodlovers e para garantir a segurança de todo o seu ecossistema, que inclui entregadores, restaurantes parceiros, clientes e funcionários, a empresa tomou uma série de medidas em meio a pandemia.

Para explicar como a comunicação trabalhou no engajamento e estímulo à saúde física e mental dos funcionários, o Head de Cultura, Comunicação Interna e Employer Branding do iFood, Luiz Gustavo Ramos, compartilhou um vídeo repleto de histórias de pessoas que não viam alguém da família há meses ou que não conviviam tanto antes da pandemia chegar. Ele conta que as gravações foram feitas às escondidas e que todas as pessoas citadas no vídeo foram surpreendidas por mensagens de seus entes queridos. “Esse trabalho gerou um engajamento enorme e a sensação de ‘estão cuidando de nós’”, observou.

Apresentação de Luiz Gustavo Ramos, do iFood

A empresa disponibiliza uma série de materiais com orientações de prevenção à contaminação, dicas de bem-estar, ergonomia e saúde mental com ajudas de vários especialistas e referências no país. O suporte psicológico, que inclui sessões individuais online com psicólogos especializados, extensivo aos dependentes, já atendeu mais de três mil pessoas são propostas atividades semanais como Conecta Zen e Momento Zen, momentos de relaxamento e bem-estar que visam gerar autoconhecimento, equilíbrio emocional e troca de experiências, além de aplicação de técnicas terapêuticas; o Pílulas de Equilíbrio, vídeos sobre saúde mental, meditação e bem estar preparados especialmente o público interno e os aplicativos de atividades, que são planos de exercícios e aplicativos parceiros como Gympass para os colaboradores se exercitarem.

Ainda tem o espaço #meucantinhoifood que estimula a troca de informações online entre os colaboradores para manter a conexão de todos neste momento de isolamento social; o Portal do Foodlover, com guias e material de apoio; e o Guia do trabalho remoto/podcast com dicas de home office. O iFood não esqueceu dos pais e preparou o #meucatinhoikids com conteúdos lúdicos e educacionais para apoio aos pais e mães e o Clube do Otimismo, que conta com lives dedicadas a maximizar o otimismo e o pensamento positivo. Através de Pesquisas Pulses foi possível analisar os sentimentos e percepções dos foodlovers. 

“Se Cuida! Juntos na quarentena”

No Brasil, a Pfizer conta com cerca de 1.600 colaboradores em sua fábrica em Itapevi (SP), na unidade administrativa na capital paulista e em todo o Brasil com a força de vendas. Desde o início da pandemia e do isolamento social, a empresa vem promovendo sessões virtuais periódicas de atualização sobre o momento e sobre seus esforços no combate a Covid-19. São dicas, conselhos e orientações importantes dos médicos da própria companhia visando informar e tranquilizar a todos.

Apresentação de Mariana Gobbi Lima, da Pfizer

Para ajudar os colaboradores, profissionais de saúde e o público em geral a enfrentar esse momento e manter os cuidados com a saúde física e mental, a Pfizer implementou algumas iniciativas. Mariana Gobbi Lima, gerente de Comunicação Interna da companhia, compartilhou algumas delas durante o encontro: a campanha ‘Se cuida! Juntos na quarentena’, posts com dicas de bem-estar e autocuidado com o corpo e a mente através de vídeos com especialistas para diversos públicos nas redes sociais da empresa; além de conteúdos específicos para médicos, parceiros e clientes, com vídeos, podcasts e webinars para discussão com times internos e profissionais de saúde; a live “Felicidade em Tempos de Pandemia” com a participação do médico psiquiatra Daniel Martinez; a criação de grupos de apoio em redes sociais internas para incentivar a troca de experiências entre as pessoas. “Esses grupos contam com embaixadores responsáveis por iniciar as conversas e gerar conteúdos, bem como agendar encontros virtuais com os grupos para promover a aproximação entre os colaboradores”, explicou.

Entre as várias ferramentas de RH implementadas, Mariana trouxe três programas mais voltados à questão de saúde física e mental: o Healthy Pfizer Living, programa de assistência com aconselhamento sobre bem-estar emocional e financeiro, apoio à saúde mental e informações sobre como equilibrar a vida profissional e pessoal; o Grooker, aplicativo de serviços de bem-estar virtual, que englobam desde nutrição, condicionamento físico (ioga, treinamento de alta intensidade etc), gerenciamento de estresse e qualidade do sono, disponíveis para colegas e familiares; e o Telemedicina, acesso a serviços de atendimento médico a distância, com suporte 24h por dia para orientação médica virtual aos colaboradores e seus dependentes para os casos simples. 

Saúde emocional a todos

O Grupo Boticário, empresa fundada há 43 anos – que se expandiu há 10 com a criação de outras marcas – conta com quatro mil lojas e 35 mil pontos de venda multimarcas. Atualmente, são mais de 12 mil colaboradores que, de uma forma ou de outra, se sentiram impactados com o distanciamento social. A pergunta que fica é: como gerenciar para que todos os funcionários passem por isso da melhor forma possível? Quem argumenta é Mariana Scalzo, gerente de Comunicação Corporativa da companhia.

Apresentação de Mariana Scalzo, do Boticário

A pandemia evidenciou a questão de saúde emocional em todo o mundo. De uma hora para outra todos se viram sob a mesma condição, vivenciando situações imprevisíveis e tendo que se reinventar. Durante o encontro, Renata Simioni, gerente de Saúde Corporativa comentou que uma das preocupações da sociedade médica em relação ao isolamento é a saúde emocional. “O impacto viria com ou sem distanciamento social”, disse. 

Antes mesmo da Covid-19, a empresa já utilizava uma metodologia chamada Sentinela, de busca ativa das pessoas com problemas de saúde emocional. “Nós mapeamos as pessoas que precisam de um cuidado maior, damos orientação e direcionamento. Então, começamos a perceber que a maioria das pessoas que faziam terapia ou algum tipo de tratamento, normalmente não eram internadas”, revelou.

Apresentação de Renata Simioni, do Boticário

Com a chegada pandemia os casos de acompanhamento psicológico na Pfizer foram aumentando e se intensificando. Foram registrados 55% de crescimento nos atendimentos de saúde emocional. “Tivemos muitos avanços. Com base no diagnóstico e com a possibilidade de agravamento devido ao cenário, estamos realizando diversas ações de cuidado ao tema”, disse, frisando que muitas delas estendem-se a todos os colaboradores como terapias online, telemedicina e rodas de conversa com psicólogos que já somam mais de 3.200 participações. “Percebemos que as pessoas estão se sentindo mais estáveis e seguras. Ainda temos alguns pontos de atenção e vamos evoluindo e diversificando as formas para atender a todos os nossos públicos”, comentou.

 
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