Aberje Award premia pesquisadores de universidades da Virginia e Georgia/EUA

A 8ª edição do International Aberje Award, premiação que reconhece trabalhos acadêmicos sobre a América Latina em nível global, concedeu o troféu ao estudo de pesquisadores da Virginia Commonwealth University (VCU) e da University of Georgia (UGA), apresentado na 19th Annual International Public Relations Research Conference, no último sábado, 5 de março, no Holiday Inn University of Miami, nos Estados Unidos.
O trabalho, entitulado “Dissecting the Root of Vaccine Misinformation on Pinterest: Examining Anti-Vaccine Organizations’ Conflict Strategies and Risk Communication” analisou 1.117 posts no Pinterest de cinco organizações que são contra o uso de vacinas. O objetivo foi compreender como funcionam as estratégias de comunicação dessas organizações em uma plataforma de fotos e vídeos, como é o Pinterest. Foi importante entender como esses grupos “anti-vacinas” se comunicam com o público em geral e como eles disseminam essas informações contrárias ao uso da vacinação.
Ao final, o estudo concluiu que a mensagem principal dessas organizações sugere que os pais não vacinem suas crianças, a fim de preservar a saúde delas. Porém, as informações passadas pelos posts não correspondiam em sua totalidade com o que a matéria completa dizia. Além disso, não havia opiniões médicas que sustentassem a afirmação dessas organizações.

Destaques
- Governança em cultura é tema de curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras
- Pedro Torres publica artigo sobre o Fórum Econômico Mundial no Meio&Mensagem
- Revista CE celebra as 50 edições do Prêmio Aberje na edição 112
- Conheça a página “Comunicação para a Transição”
- Jleiva Cultura & Esporte apresenta panorama da cultura nas capitais brasileiras
ARTIGOS E COLUNAS
Pablo Assolini 5 erros que prejudicam estratégias de conteúdo proprietárioLeila Gasparindo Tendências para 2025: Comunicação Corporativa em transformação e oportunidades no cenário midiáticoHamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei Sol