Aberje Award premia pesquisadores de universidades da Virginia e Georgia/EUA
A 8ª edição do International Aberje Award, premiação que reconhece trabalhos acadêmicos sobre a América Latina em nível global, concedeu o troféu ao estudo de pesquisadores da Virginia Commonwealth University (VCU) e da University of Georgia (UGA), apresentado na 19th Annual International Public Relations Research Conference, no último sábado, 5 de março, no Holiday Inn University of Miami, nos Estados Unidos.
O trabalho, entitulado “Dissecting the Root of Vaccine Misinformation on Pinterest: Examining Anti-Vaccine Organizations’ Conflict Strategies and Risk Communication” analisou 1.117 posts no Pinterest de cinco organizações que são contra o uso de vacinas. O objetivo foi compreender como funcionam as estratégias de comunicação dessas organizações em uma plataforma de fotos e vídeos, como é o Pinterest. Foi importante entender como esses grupos “anti-vacinas” se comunicam com o público em geral e como eles disseminam essas informações contrárias ao uso da vacinação.
Ao final, o estudo concluiu que a mensagem principal dessas organizações sugere que os pais não vacinem suas crianças, a fim de preservar a saúde delas. Porém, as informações passadas pelos posts não correspondiam em sua totalidade com o que a matéria completa dizia. Além disso, não havia opiniões médicas que sustentassem a afirmação dessas organizações.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Diretor da Aberje lança livro sobre a teoria sentimentalista de David Hume
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
- Seminário da USP debate opinião, política e democracia na atualidade
ARTIGOS E COLUNAS
Regina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contextoPamela Muramatsu Insights para uma comunicação mais eficiente para o agro