Aberje Award chega em sua 8ª edição
O International Aberje Award é uma premiação idealizada em 2009 que reconhece trabalhos acadêmicos sobre a América Latina em nível global. Neste ano, a premiação chega em sua 8º edição, que acontecerá nesse sábado, 5 de março, no Holiday Inn University of Miami, nos Estados Unidos e faz parte da programação da 18th Annual International Public Relations Research Conference.
Confira abaixo o histórico das últimas edições.
O 1º International Aberje Award foi realizado em 14 de março de 2009 e concedido a Karina Garcia-Ruano, estudante de doutorado na Michigan State University. Ela é natural da Guatemala e sua pesquisa versou sobre as relações públicas na Guatemala e a identificação das variáveis críticas contextuais que formam a indústria local.
Em 13 de março de 2010 foi realizado o 2º International Aberje Award, concedido a Angela Fischer, então mestranda na Boston University. Ela é norte-americana e seu trabalho teve como título “The Licensed Ethical Conscience: a study of Public Relations Ethics in Brazil” e parte de uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa qualitativa com 16 entrevistas em profundidade com profissionais brasileiros.
O 3º International Aberje Award foi conquistado em 02 de março de 2011 pela Ph.D. Maria de Fatima Oliveira, no trabalho “Multicultural Environments and their challenges to crisis communication”. Ela, que era professora da University of North Carolina, analisou as influências culturais no gerenciamento de crises, a partir de entrevistas qualitativas com 25 profissionais de comunicação para elaborar sugestões para os comunicadores frente às suas novas demandas.
Sufyan Mohammed-Baksh, da Universidade de Scranton, foi o vencedor do 4º International Aberje Award no dia 9 de março de 2012 com “Using the Heuristic Systematic Model to investigate a possible emerging trend: How public relations spokesperson gender and ethnicity effect audience perceptions of spokesperson, organization and message credibility”. Ele estudou a credibilidade étnica e de gênero de porta-vozes e suas mensagens no campo de relações públicas.
O 5º foi entregue em cerimônia no dia 8 de março de 2013 a Helga Pereira, da Brigham Young University, autora do trabalho “How is diversity portrayed in the websites of Brazilian corporations? An analytical study”. O objetivo foi investigar como as maiores e mais bem-sucedidas corporações brasileiras definem questões de diversidade e as retratam para os públicos que acessam seus websites. A estudante analisou 10 sites das primeiras corporações brasileiras listadas na Forbes 2000 Biggest Public Companies.
O dia 8 de março de 2014 marcou a entrega do 6º International Aberje Award para Nathaly Aya Pastrana, da Universidade Suíço-Italiana de Lugano/Suíça, pelo trabalho de Mestrado intitulado “Corporate Social Responsibility: Perceptions and practices among SMEs in Colombia”, realizado sob orientação do professor Krishnamurthy Sriramesh, da Purdue University/EUA. O estudo buscou compreender as percepções e práticas de Responsabilidade Social Corporativa em uma amostra de pequenas e médias empresas colombianas.
A 7º edição do Internacional Aberje Award, durante a cerimônia que aconteceu no dia 7 de março de 2015, premiou Martina V. Kloss e a professora Lynne M. Sallot, como parte do mestrado desenvolvido na University of Gegorgia, intitulado “Corporate Stewardship in Public Relations Here and Lá and/e Aqui e There: How Top Companies in the U.S. and Brazil Use Their Websites to Build and Maintain Relationships”.
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados