Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC

O Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação (CEAEC) da Aberje, lançou nesta quarta-feira (18), o estudo “Análise Econômica – Retorno do nacionalismo econômico: uma perspectiva narrativa”. O material examina a reconfiguração das fronteiras entre mercado, Estado e nação nas últimas décadas, em um contexto de tensões geopolíticas, reorganização das cadeias produtivas globais e transformações tecnológicas que vêm desafiando os pilares do liberalismo econômico internacional.
O estudo destaca como a ascensão de políticas industriais ativas, barreiras comerciais e sanitárias, restrições ao capital estrangeiro e estratégias de reindustrialização apontam para um novo nacionalismo econômico, não como mera retomada do protecionismo clássico, mas como expressão de disputas simbólicas entre globalismo e soberania.
O documento propõe uma análise sobre os sentidos atribuídos a setores estratégicos da economia (como agronegócio, energia, saúde e indústria) e aos diferentes tipos de agentes econômicos, incluindo grandes e pequenas empresas, setor público e organizações da sociedade civil. O objetivo é oferecer subsídios para a interpretação de discursos institucionais, estratégias de comunicação e dinâmicas de legitimação pública em cenários polarizados.
O material já está disponível para download para associados da Aberje.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































