Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC

O Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação (CEAEC) da Aberje, lançou nesta quarta-feira (18), o estudo “Análise Econômica – Retorno do nacionalismo econômico: uma perspectiva narrativa”. O material examina a reconfiguração das fronteiras entre mercado, Estado e nação nas últimas décadas, em um contexto de tensões geopolíticas, reorganização das cadeias produtivas globais e transformações tecnológicas que vêm desafiando os pilares do liberalismo econômico internacional.
O estudo destaca como a ascensão de políticas industriais ativas, barreiras comerciais e sanitárias, restrições ao capital estrangeiro e estratégias de reindustrialização apontam para um novo nacionalismo econômico, não como mera retomada do protecionismo clássico, mas como expressão de disputas simbólicas entre globalismo e soberania.
O documento propõe uma análise sobre os sentidos atribuídos a setores estratégicos da economia (como agronegócio, energia, saúde e indústria) e aos diferentes tipos de agentes econômicos, incluindo grandes e pequenas empresas, setor público e organizações da sociedade civil. O objetivo é oferecer subsídios para a interpretação de discursos institucionais, estratégias de comunicação e dinâmicas de legitimação pública em cenários polarizados.
O material já está disponível para download para associados da Aberje.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































