Aberje, Amaggi e Yara trazem lançamento de livro sobre Comunicação do Agro a Cuiabá
Publicado originalmente no site da Amaggi
A ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), AMAGGI e a Yara Brasil reuniram cerca de 100 pessoas, entre estudantes, profissionais de comunicação e marketing, consultores e influenciadores para discutir os desafios e as oportunidades na comunicação do agronegócio. O “Encontro Aberto de Comunicação – Um Guia para o Agronegócio” aconteceu na noite dessa terça-feira (02.04), em Cuiabá.
Realizado no auditório da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso), o evento teve a presença de um time de especialistas que apresentaram cases e debateram: Daniel Escobar, gerente de Comunicação Corporativa da AMAGGI; Nicholas Vital, jornalista e escritor; Thiago Coletti, coordenador sênior de Comunicação da Yara Brasil e Claudia Luz, consultora e especialista em Marketing e Comunicação Agro.
“Esse é um encontro em que a gente fica muito feliz de participar e organizar porque aqui em Mato Grosso há uma carência muito grande em discutir a comunicação do agro. Temos poucas oportunidades de debater com comunicadores de alto nível e desta vez pudemos ter conosco o Nicholas, o Thiago, a Claudia Luz, e aprofundar algumas questões que podemos melhorar na comunicação do agro”, destacou Daniel Escobar, gerente de Comunicação Corporativa da AMAGGI.
Um dos convidados especiais do evento, Nicholas Vital é autor do Guia de Comunicação para o Agronegócio, livro publicado pela ABERJE e lançado durante o encontro.
“O evento foi fantástico. Falar para um público amplo, variado é sempre muito importante, pois permite difundir boas práticas da comunicação. Hoje com apoio da AMAGGI e da Yara, que proporcionaram esse evento, falei um pouco dos tópicos abordados no livro e apresentei cases trazidos pelos debatedores. Foi uma oportunidade única, foi um prazer estar aqui hoje e compartilhar conhecimento com toda essa turma que esteve com a gente”, disse.
Para Thiago Coletti, coordenador sênior de Comunicação da Yara Brasil Fertilizantes, eventos como esse também ajudam a ressaltar a relevância da comunicação no agronegócio, um dos setores mais pujantes da economia brasileira.
“Plateia excelente, um número grande de convidados presentes. Isso engrandece nosso trabalho como comunicadores do agro e mostra o quanto isso atrai interesse de pessoas que querem trabalhar no agro, o que mostra que estamos no caminho certo. AMAGGI, Yara e Aberje juntando forças e colaborando para comunicar o que de fato o agro tem de valor, o que entrega para a sociedade”, declarou.
Consultora e especialista em Marketing e Comunicação Agro, Claudia Luz está no setor há 20 anos e avalia que é perceptível a evolução na comunicação do agro.
“A grande vantagem de participar de um evento como esse é poder falar da relevância da comunicação e do marketing para as empresas. Hoje a gente sabe que os profissionais de comunicação têm essa dificuldade de encontrar postos de trabalho nos lugares tradicionais. E o agro representa diversas possibilidades de ele atuar, desempenhando sua escolha profissional. Então, para aqueles que estão em dúvida, o agro é uma oportunidade. E mais portas se abrirão com esse novo ciclo que a gente percebe no agronegócio”.
O Encontro Aberto de Comunicação: Um guia para o agronegócio recebeu elogios também por parte do público, formado tanto por estudantes quanto por profissionais com experiência relevante no setor, como a jornalista e escritora Martha Baptista, que classificou o evento como uma “excelente oportunidade para debater um tema de suma importância para o Brasil e, em especial, para Mato Grosso”.
“Embora o estado seja líder na produção de carnes, grãos e fibras, persiste um certo desconhecimento e até preconceito em relação ao jornalismo de agronegócio e a polarização política no país só aumenta a importância de identificarmos formas de levar informação técnica, de qualidade, para o público em geral e também para quem trabalha no setor”, opinou.
“No encontro pudemos ouvir opiniões de especialistas em comunicação voltada para o agronegócio e refletir sobre as principais questões que envolvem não só o setor, mas também a comunicação em geral. Hoje, no Brasil, muitas pessoas estão ‘infotoxicadas’, como bem definiu Daniel Escobar, gerente de Comunicação Corporativa da AMAGGI, durante a roda de discussão, e isso impacta no recebimento de informação de qualidade”, acrescentou a jornalista.
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