Aberje: 10 fatos em 49 anos
Em 8 de outubro é comemorado o Dia da Comunicação Empresarial. Nesta mesma data, há 49 anos, em 1967, a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial era fundada. Neste aniversário, conheça alguns fatos interessantes da associação:
- Foi fundada em um evento
A Aberje nasceu da I Convenção Nacional de Editores de Revistas e Jornais de Empresa, em 1967, a partir de uma iniciativa do jornalista Nilo Luchetti, então chefe de Relações Sociais da empresa e editor da revista Notícias Pirelli, junto com representantes de empresas como Volkswagen, Alcan, General Eletric, entre outras.
- Teve sua primeira atuação internacional em 1979
A Aberje foi a única representante do Brasil no 11º congresso da FEIEA – Federation of European Industrial Editors Associations, realizado em Estocolmo, na Suécia. A atuação internacional da Aberje não parou por aí. Em 2006, foi realizada a primeira edição do Curso Internacional de Comunicação Empresarial em parceria com a Syracuse University, dos Estados Unidos. Em 2009, aconteceu o 1º International Aberje Award, que foi concedido a Karina Garcia-Ruano, estudante de doutorado na Michigan State University. Em 2010, foi a ver do 1º Brazilian Corporate Communications Day, em Nova Iorque.
- Aberje era uma sigla
Aberje é uma sigla resultado do nome “Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais Empresariais”. Foi em 1989 que a associação deixou de ser sigla para virar marca, mudando seu nome para Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
- “Operário leitor”: primeiro logo da Aberje
A revista “Notícias Pirelli” foi uma importante referência para os integrantes do movimento que deram início a Aberje. Essa publicação tinha como o seu grande objetivo a transformação do operário em operário-leitor. A partir dessa conexão, nasceu o primeiro logo da Aberje: “trata-se de um círculo envolvendo a silhueta de um homem (bem estilizado) lendo uma publicação”.
- Prêmio Aberje nasceu com a Aberje
Tanto a Aberje como o Prêmio Aberje nasceram em 1967, na 1ª Convenção Nacional de Editores de Jornais e Revistas de Empresas. O Prêmio Aberje está em sua 42ª edição em 2016, reconhecendo as melhores práticas da comunicação empresarial brasileira.
- A Comunicação Empresarial não foi a primeira revista da Aberje
A Aberje lançou sua primeira revista em 1987, a Revista Aberje, que teve três edições (1987, 1988 e 1989) e foi criada para comemorar os 20 anos da Aberje. A Comunicação Empresarial, como conhecemos hoje, só veio em 1991.
- Chala Café
O luminoso na sede da Aberje é uma homenagem à funcionária com mais tempo de Aberje, Anna Chala. Foram 36 anos de Aberje. Às vezes, ela ainda vem aqui fazer uma visita e trazer bolo.
- Primeiro Centro de Memória e Referência de Comunicação Empresarial da América Latina
O Centro de Memória e Referência da Aberje, ou a sigla CMR Aberje, foi constituído com base nos documentos e materiais bibliográficos acumulados pela Aberje desde sua fundação até 2004, ano de início das ações. Inaugurado em 2007, é o único sistema de informação especializado em Comunicação Empresarial da América Latina.
- O MBA Aberje/ESEG já formou 12 turmas
Em parceria com a ESEG, a Aberje fundou em 2011 o MBA Aberje/ESEG voltado para a Gestão da Comunicação Empresarial.
- É responsável pela primeira pesquisa de comunicação interna no Brasil
Publicada na RAE – Revista de Administração de Empresas, a pesquisa “A Publicação Interna na Empresa Brasileira”, realizada por Nelson Savioli e Wilson Candeloro em 1968, configura a primeira pesquisa sobre comunicação interna no Brasil, que mais tarde, em 1971, serviu de insumo para obra Contribuitions a l’Étude de la Presse d’Entreprise et Essai de Bibliografie, de Dimitri Weiss, professor da Sorbonne, de Paris.
Para saber mais sobre a história da Aberje, entre em contato com o nosso Centro de Memória e Referência pelo e-mail cmr@aberje.com.br.
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestrutura