A Gazeta investe em tecnologia digital, lança novo site de notícias e reformula impresso para fim de semana
A Rede Gazeta, de Vitória (ES), associado da Aberje anunciou, na tarde de quarta-feira (31), uma mudança profunda na produção e distribuição de notícias: para acompanhar os novos hábitos de consumo de suas audiências, a empresa vai investir mais para melhorar e ampliar suas operações digitais e reduzirá seus produtos impressos. A partir desta sexta-feira (02) o jornal Notícia Agora (Na!) será descontinuado. Já o jornal A Gazeta terá um novo, sofisticado e mais dinâmico site e uma variedade de outros produtos digitais, enquanto sua edição impressa passará de diária a semanal a partir de 30 de setembro.
A estratégia para reformular o jornal A Gazeta é resultado do projeto TDigital, que vem sendo desenvolvido há um ano e meio por uma equipe multidisciplinar da Rede Gazeta. O trabalho também envolveu a participação de consultores internacionais, viagens de estudos a vários países e parcerias em projetos com empresas globais como Google, Facebook e Apple.
Uma das premissas do projeto é levar, para dentro da Redação de A Gazeta, especialistas em inteligência artificial, SEO, marketing e análise de dados para indicar estratégias de distribuição de conteúdo para melhor servir às audiências digitais com jornalismo de qualidade multiplataforma e em tempo real. Esse grupo formará a chamada Sala de Performance e atuará em conjunto com os jornalistas, para ampliar o alcance das notícias e a fidelização de leitores/assinantes.
Para ancorar esta nova fase, o Gazeta Online se transformará em um novo site, planejado para alcançar dois tipos de público: por volume de tráfego on-line, com notícias gratuitas e de interesse público, que geram repercussão e buzz em redes sociais; e premium, que são os interessados em análises, opiniões e conteúdos exclusivos, mediante cadastro e assinatura. A marca A Gazeta também será entregue em novas newsletters diárias, podcasts e por aplicativos de voz desenvolvidos por Apple e Google. “O projeto TDigital reflete o que está acontecendo no mundo. A forma de se comunicar mudou e os hábitos das pessoas também. Os leitores têm, claramente, trocado os jornais impressos pela informação em tempo real, na internet. Além disso, o cenário econômico, no Brasil e no mundo, impactou muito o modelo de negócio do jornalismo profissional, o que exigiu uma mudança de posicionamento. A produção e distribuição de jornais impressos diários tornou-se inviável, além de o jornal impresso ser, hoje, um meio ineficiente de distribuir informação atualizada”, diz o diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg.
CUSTOMIZAÇÃO – O projeto TDigital não se restringe à migração do jornal impresso para o formato digital. As novas plataformas digitais de A Gazeta trazem ferramentas de medição de tráfego, hábitos de consumo dos internautas e performance das notícias. O sistema ainda possibilita a distribuição customizada de conteúdo em diversos formatos, de acordo com o perfil do leitor, seus hábitos de consumo de informações e geolocalização.
A nova plataforma foi desenvolvida por equipes de desenvolvimento digital do próprio grupo, que agregou as principais inovações do jornalismo on-line. Segundo Café, o processo de transformação de A Gazeta vai resultar em mais oportunidades de negócios. “Com ajuda da inteligência artificial, vamos poder conhecer melhor os nossos clientes e, a partir daí, poderemos pensar soluções e ofertas de mídia não só para quem navega no site de A Gazeta, mas também para o mercado anunciante, que vai conseguir dialogar melhor com seu público-alvo”, ressaltou.
A transformação digital, no entanto, não vai resultar no fim dos jornais impressos da Rede Gazeta. Na primeira semana de outubro, será lançada uma edição semanal impressa de A Gazeta, que circulará aos sábados na Grande Vitória e nas principais cidades do Espírito Santo.
Esse novo jornal foi pensado para aquele leitor que mantém a predileção pelas páginas em papel e que faz questão de uma leitura analítica para formar opinião, como complemento às informações em tempo real que recebem on-line. A Gazeta de fim de semana será um novo produto, diferente da edição diária à qual o leitor já está acostumado. Ela vai trazer matérias especiais, textos aprofundados de colunistas e articulistas, além de reportagens exclusivas sobre o cotidiano do capixaba.
A Revista.ag também será reformulada e passa, a partir do primeiro fim de semana de outubro, a publicar mais conteúdo jornalístico sobre lifestyle, comportamento, relações familiares, entretenimento e serviços. Assim como ela, os cadernos Motor e Imóveis circularão com o novo jornal impresso.
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados