GM lança a sua maior campanha de comunicação interna da história

O ano de 2016 trouxe uma mensagem muito clara para a General Motors do Brasil. Com a queda de mais de 30% na venda de veículos desde 2013 e com os enormes desafios esperados para 2016, a empresa buscou inspiração para engajar o time em uma mensagem que não é nova, pois consta no documento “Propósito e Valores da GM”, mas que é especialmente adequada para o cenário atual. Para a GM, o significado de Excelência, um dos Valores da empresa, é: “Agimos com integridade. Somos guiados por engenhosidade e inovação. Temos coragem para dizer e fazer o que é difícil. Cada um de nós é responsável pelos resultados e está determinado a vencer”.
Deste significativo trecho, surgiu o nome “Determinados a Vencer”. A campanha é conduzida pela equipe de comunicação interna da GM, liderada pelo diretor de Comunicação, Nelson Silveira, e ganhou pleno suporte da presidência da empresa, tornando-se mais do que uma iniciativa de engajamento e de comprometimento: este é o estado de espírito dos colaboradores da GM em relação a 2016, a superação. Por isso, a inspiração veio de quem encara obstáculos como desafios: os atletas profissionais.
A base de sustentação da campanha são os investimentos de R$ 13 bilhões que a GM está fazendo no Brasil até 2019, renovando toda a sua linha e apostando que 2016 será o ano da Chevrolet no país. Para isso, a companhia precisa de um time engajado e preparado para superar os obstáculos.
A campanha terá diversas fases, culminando em um grande encerramento no aniversário de 92 anos da GM e da Chevrolet no Brasil, em janeiro de 2017. A temática do esporte estará presente em todos os momentos, tanto durante o lançamento da campanha, quando todos os empregados foram tratados como atletas profissionais que estavam se preparando para uma maratona, quanto durante o ano, em que serão feitas analogias com outros esportes de alta performance.
O lançamento da campanha “Determinados a Vencer” foi realizado no aniversário de 91 anos da GM do Brasil, em 26 de janeiro, com a participação de mais de 5 mil empregados. O presidente da empresa, Santiago Chamorro, esteve presente nos três grandes complexos industriais da GM em Gravataí (RS), São Caetano do Sul e São José dos Campos (SP), compartilhando as metas da empresa para 2016. Também foram convidadas duas personalidades do esporte: a jornalista e atleta Carol Barcellos, apresentadora do programa Planeta Extremo, da Globo, e por depoimento em vídeo o maratonista Vanderlei Cordeiro. Ao final, todos foram convidados a, literalmente, vestir a camisa, que foi distribuída para todos os colaboradores da GM.
O conceito da campanha foi criado em parceria com a Publicis Salles Chemistri e a segunda fase está sendo desenvolvida em conjunto com a FleishmanHillard. Esta etapa terá diversas ações de engajamento e sustentação, estabelecendo desafios nos quais os empregados poderão participar, sempre alinhados às metas da empresa para garantir um lugar no pódio em 2016 e usando como plataforma o inovador portal Família GM, uma rede social interna dedicada a empregados, familiares e admiradores da marca. As ações, divididas por trimestre, pretendem envolver, motivar, engajar e celebrar, contando também com a participação da família dos empregados.
O sucesso da iniciativa já começa a aparecer, com empregados usando cotidianamente a camiseta com a qual foram presentados, utilizando a logo da campanha em apresentações internas e até adotando a expressão “Determinados a Vencer” em várias ocasiões, discursos e mensagens.
Destaques
- Especialistas discutem futuro da área de comunicação em debate para o Anuário da Comunicação Corporativa de 2025
- Page Spring Seminar 2025 apresenta insights para comunicadores em um mundo instável
- Plataforma de Comunicação do Pacto Global se reúne em seu primeiro encontro de 2025
- Com patrocínio da Petrobras, aula inaugural de curso sobre patrocínios culturais destaca governança e impacto social
- Relatório de Atividades 2024 da Aberje destaca conquistas e ações realizadas no ano
ARTIGOS E COLUNAS
Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dadosVânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!