PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
13 de julho de 2022

Sensibilização de temas ESG para colaboradores é tema de debate do comitê da Aberje

Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG reúne comunicadores em sua quinta sessão do ano
Aurora Ayres
 
  • COMPARTILHAR:

Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG reúne comunicadores em sua quinta sessão do ano

Mais uma sessão do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG foi realizada no dia 6 de julho. Desta vez, o tema discutido pelos comunicadores foi “Sensibilização e valorização de temas ESG para a base dos colaboradores da empresa”, desenvolvido com a participação de Carolina Gutierrez Prado, head de Comunicação Brasil & Canadá da Intel, e Talita Sato, gerente de Comunicação e Marca da Suzano.

A coordenadora do comitê Marina Malufe iniciou a reunião, trazendo reflexões sobre o tema. “Existe cada vez mais a identificação dos temas ESG, mas como a gente faz uso de tudo o que as empresas já estão fazendo dentro desses temas para ajudar a reter talentos, a motivar colaboradores, para provocar intraempreendedorismo, como a gente usa esses temas como motor para realizações profissionais?”, comentou.

“Ainda existem poucos dados em relação a isso, mas o que vejo é que as vagas de sustentabilidade atraem um número gigantesco de candidatos. Isso é um demonstrativo de como essa pauta pode ajudar as empresas nesse sentido”, complementou Marina. 

Na ocasião, Carolina Prado contou como a questão é tratada na Intel. “Nossos funcionários são os primeiros e principais embaixadores. Se a gente fala para fora e não mostra para dentro, não garantimos o walk the talk. Ter os funcionários envolvidos é extremamente importante, eles impulsionam, de fato, a mudança”, salientou. 

“Uma das primeiras coisas que temos trabalhado na área de impacto social é a cultura inclusiva, que não é apenas ter pessoas diversas, mas que tenham oportunidade, tenham acesso, tenham voz, que possam realmente promover a mudança”, destacou a executiva. 

“A gente precisa que as pessoas se sintam incluídas, desde a cultura, sistemas e práticas de negócios, e também a responsabilidade das lideranças. Todos têm papel fundamental nessa jornada”, complementou Carolina.

Talita Sato, da Suzano, compartilhou a jornada da empresa nesta pauta. “Quando a gente fala sobre sustentabilidade, há uma correlação forte com propósito. Esse trabalho com o público interno – e que expande para o externo naturalmente – traz esse reflexo, essa conexão gerada”.

“Os colaboradores são a nossa primeira audiência. É importante que eles sejam nossos embaixadores. Percebemos que a linha do que é interno e externo é muito tênue e o que a gente sente é que quando o material é engajado, é encantador, o público interno quer compartilhar na hora”, revelou. “Quando a comunicação externa é conectada à essência, ela transborda e enche de orgulho, há muitos comentários. Temos evitado conteúdos que sejam de um único público”, contou Talita. 

Desde o final do ano passado, a área de comunicação da companhia tem atuado com a metodologia ágil para trabalhar conteúdos transversais. “Temos trabalhado em nossas mídias o que chamamos de ABC da Sustentabilidade, com diversos temas para munir todo o nosso público interno e externo que nos acompanha”.

Outro ponto destacado por Talita é trabalhar com equivalência. “Como o tema não é fácil, o que a gente busca fazer é relacionar algo com o dia a dia das pessoas”, disse, acrescentando que exemplos reais ajudam muito também. “Fizemos uma série chamada Pessoas únicas e suas histórias, que nos ajuda no desenvolvimento de nossas ações relacionadas à sustentabilidade”.

 

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.