07 de abril de 2022

Blended Webinar traz Jonathan Portes, professor de Economia e Políticas Públicas no King’s College London, no dia 12 de abril

Pesquisador Senior no think-tank ‘UK in a Changing Europe’ participa de evento online organizado pela Aberje e King’s Brazil Institute

Pesquisador Senior no think-tank ‘UK in a Changing Europe’ participa de evento online organizado pela Aberje e King’s Brazil InstituteO próximo Blended Webinar, que será realizado no dia 12 de abril, promovido em parceria entre a Aberje e o King’s Brazil Institute, vai contar com um time de especialistas para discutir o tema Estado e Mercado Após a COVID-19. Um dos especialistas convidados é Jonathan Portes, professor de Economia e Políticas Públicas no King’s College London e pesquisador sênior no think-tank ‘UK in a Changing Europe’. 

Para Portes, esse é um fenômeno enorme de extrema emergência, e não há necessidade de traduzi-lo em intervenção estatal permanente na economia. “Havia várias pessoas conspirando que quarentenas eram na realidade um plot twist para que os governos nos controlassem, criticando-os como autoritários. Claro que na realidade isso não aconteceu. Na verdade, a vida no Reino Unido está ‘de volta ao normal’”.

Em sua opinião, o que realmente mudou por causa de todo o contexto econômico provocado também pela pandemia de Covid-19, foi a percepção governamental sobre essa crise financeira. “Governos se contiveram ao pânico nessa situação e identificaram sob uma perspectiva propriamente econômica que seria mais sensato financiar necessidades introduzidas pelo próprio déficit financeiro, com o objetivo de conter mais problemas. Eu particularmente acredito que foi uma tendência longe de um tipo de abordagem fundamentalista dominada pelo Mercado, ou mesmo o tipo de mercado neoliberal dentro de uma estrutura de Estado que revogou um viés econômico e político em aproximadamente 30 anos entre a ascensão de Thatcher e Reagan e a crise econômica mundial”, analisa.

“Nos últimos 10 anos nós percebemos que as coisas não são tão simples quanto parecem. Com certeza, falando por mim mesmo, eu usualmente digo que eu sabia muito mais sobre economia, especialmente sobre a macroeconomia, em 2008. Quando digo isso, quero dizer que achava que sabia mais, assim como vários de nós. Nós achávamos que sabíamos como tudo isso funcionava, mas na realidade, estávamos enganados. Pessoas como eu ficam desconfortáveis e ao mesmo tempo animados porque genuinamente não fazemos ideia sobre o que vai acontecer nos próximos 10 anos.

Acesse o vídeo para ouvir Jonathan Portes aqui

Blended Webinar Estado e Mercado Após a COVID-19
Data: 12 de abril
Horário: das 11h às 12h
Transmissão: canal da Aberje no YouTube
Inscrição: aqui

 

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *