Caminhos para a Cidadania traz programação especial para o mês do Meio Ambiente

Segundo pesquisa da WWF, apenas 25% do planeta ainda pode ser considerado selvagem. Portanto, a nossa espécie já modificou os outros 75% do ecossistema.

Como está o meio ambiente hoje? E como estará o meio ambiente para nossos filhos? Essas duas indagações abriram o texto-base da ONU, lá no comecinho dos anos 70, quando o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) foi instituído. De lá para cá, tudo no planeta mudou. E um dia virou pouco para abordar tantas reflexões sobre o impacto dos seres humanos – a nossa pegada geológica – na organização da Natureza.
Grandes especialistas já afirmam que estamos no esplendor do Antropoceno: o período que confirma a influência da ação do homem nas mutações da Terra. Mas, uma coisa de cada vez. Pois o tema é gigante, igual a nossa casa cósmica.
Para despertar a importância dos cuidados com o Planeta, poucos ambientes são tão fecundos quanto a escola, ainda mais no ensino fundamental. E pensando nisso, o Caminhos para a Cidadania – programa de formação de educadores do Instituto CCR – vai abordar uma série de temas para introduzir a temática do Meio Ambiente no dia a dia dos alunos. Na via Dutra, o programa é apoiado pela CCR NovaDutra.
A ideia é que as aplicações tenham potencial de conscientização dentro e fora das salas de aula. As sugestões são respaldadas pela A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E já estão à disposição dos professores, educadores e demais interessados que fazem parte da rede do Caminhos para a Cidadania.
“Desde os primeiros anos do Fundamental I já é possível trabalhar este tema com os alunos. Por isso, preparamos um plano de aula, em modalidade remota, que é uma sugestão de como trabalhar a preservação do meio ambiente com crianças em fase de alfabetização”, explica Ariane Teles, coordenadora do programa dentro do Instituto CCR.
TRÊS VERBOS PARA ACIONAR O SENSO DE PRESERVAÇÃO NOS ALUNOS
Cuidar do lixo | Descartá-lo de forma correta, em lugar adequado, separando o lixo orgânico do reciclável.
Reutilizar | Podemos dar outros usos para coisas que normalmente descartaríamos.
Respeitar e cuidar da natureza | Nunca jogar lixo em locais não adequados, principalmente onde há água, como rios e lagos.
– Para acessar a programação completa do mês do Meio Ambiente e conferir outras referências, ideias e sugestões do Caminhos para a Cidadania, acesse: https://www.caminhosparaacidadania.com.br/area-do-professor/sugestoes-de-atividades/meio-ambiente-atividades-para-criancas-alfabetizadas-e-em-alfabetizacao-110509
ARTIGOS E COLUNAS
Vívian Rio Stella O desafio de comunicar e desmistificar um setor: memória, experiência e o aprendizado no Museu da CortiçaCarlos Parente Educação, comunicação, Bernardinho e como tudo transformaElizeo Karkoski (Des)Tendências para a Comunicação Interna em 2026
Destaques
- Encontro da rede Aberje reúne CCO global da CNH e líderes de comunicação
- Aberje e VLI promovem palestra sobre mediação de conflitos em BH
- Brasilidade em alta: identidade nacional vira ativo na comunicação das empresas
Notícias do Mercado
- LATAM e Volkswagen ampliam presença em festivais e reforçam cultura como plataforma de comunicação
- Textual amplia atuação em ESG e reforça estratégia com a DiversaCom
- Boticário, Diageo, iFood e Localiza apresentam estratégias de Carnaval





























