Edital FIA destinará recursos a projetos de todo país voltados à proteção de crianças, adolescentes e suas famílias no contexto da pandemia

Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente podem inscrever propostas até o dia 30 de julho. Em 2020, R$ 10,74 milhões foram investidos em iniciativas de 42 municípios

O Itaú Social abriu as inscrições para o Edital FIA (Fundos da Infância e da Adolescência). Na edição deste ano, devido ao agravamento da pandemia de Covid-19, o foco principal será apoiar projetos que contribuam para a garantia de direitos diante do quadro de aumento das desigualdades.
Os CMDCAs (Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente) de todo o país, responsáveis pela gestão dos Fundos, devem selecionar e inscrever propostas que ofereçam proteção e apoio a crianças, adolescentes e suas famílias. As inscrições podem ser feitas no site itausocial.org.br/editais, até o dia 30 de julho. Em 2020, R$ 10,74 milhões foram investidos em iniciativas de 42 municípios.
“Neste momento desafiador em que a pandemia revela as vulnerabilidades sociais dos territórios, o Edital FIA é uma oportunidade que os Conselhos de todo o país têm de identificar a proposta com potencial efetivo para melhor atender às necessidades do município”, explica a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.
Serão selecionados projetos que atuem no combate à fome e no atendimento às necessidades básicas, como a entrega de cestas de alimentos, refeições, kits de higiene, fraldas, gás de cozinha e outros itens essenciais.
O edital busca ainda apoiar iniciativas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e sexual, ao trabalho infantil e outras violações que se intensificaram no decorrer da pandemia. São elegíveis também propostas que contribuam para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, assim como a preservação da saúde emocional de crianças e adolescentes.
A garantia do direito à educação é outra diretriz do edital. Ações que garantam a retomada segura da educação presencial poderão ser submetidas, assim como iniciativas que ofereçam conteúdo e atividades educativas e culturais, por meios virtuais ou de forma híbrida, envolvendo a participação da família.
O Edital FIA é elaborado conforme as orientações do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), que estabelece a realização de ações emergenciais de defesa de crianças e adolescentes em situações excepcionais, como a gerada pela pandemia, e a utilização dos recursos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A expectativa para esta edição é ampliar o número de inscrições e alcançar as cidades que ainda não participaram do edital. “Como em todos os anos, nossos esforços são para levar esta oportunidade ao maior número de municípios, priorizando regiões de alta vulnerabilidade social, com o propósito de socializar o alcance a recursos financeiros”, destaca a gerente.
O anúncio dos projetos selecionados está previsto para janeiro de 2022. Em caso de dúvidas sobre o edital, os interessados podem entrar em contato nos telefones (11) 98777-0438, 98777-0548, 2127-4404 ou pelo e-mail itausocial-edital@prattein.com.br.
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Rituais, Conselhos e DeusesCarina Almeida Reputação em tempos de incertezaPaulo Nassar “A arte de perder”, de Elisabeth Bishop, e a raridade da experiência
Destaques
- Aberje Academia de Marcas discute rebranding da AXIA Energia como estratégia integrada de marca, cultura e comunicação
- Aberje divulga lista “20 comunicadores para seguir” e reforça olhar sobre talentos da comunicação
- Visita do Instituto Poiesis à Aberje aborda comunicação, IA e nova fase institucional
Notícias do Mercado
- Associadas à Aberje se destacam na 12ª edição do Ranking Merco Responsabilidade ESG 2025
- Petrobras promove colaboração entre criadores de conteúdo científico
- Mercedes-Benz adota modelo híbrido para lançamento da Sprinter automática





























