PATROCINADORES

Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa história
    • International Aberje Award
    • Documentos
    • Relatório 2025
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcast FalAção
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Conecta CI
    • Trends
  • Escola Aberje
  • Reconhecimento
    • Prêmio Aberje
    • 20 Comunicadores para Seguir
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Documentos
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
04 de maio de 2021

Instituto CCR e CCR NovaDutra apoiam alfabetização fotográfica do meio ambiente em escolas da rede pública

Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Parceria com a ONG ImageMagica leva programação online baseada em relatório de Desenvolvimento Sustável da ONU para alunos do ensino fundamental II

 

A fotografia é a linguagem universal da imagem e a sua relação com o mundo. Por isso, o Ministério da Cidadania e o Instituto CCR, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, apresentam o PhotoTruck, iniciativa online para alunos do ensino fundamental II iniciarem uma nova alfabetização do olhar, mais engajada com o meio ambiente. A metodologia exclusiva é uma criação da ONG ImageMagica, parceira do projeto. Na via Dutra, o projeto conta com o apoio da CCR NovaDutra.

A jornada está sendo realizada em São Paulo e Rio de Janeiro, sempre em trechos sob influência das concessionárias administradas pela CCR. No final das atividades, as fotografias se transformarão em pequenas exposições com imagens produzidas pelos estudantes, instaladas no caminhão da ONG, que é uma verdadeira galeria itinerante, adaptado com tecnologias de impressão para levar os ensaios até as escolas e comunidades ondem vivem os estudantes.

Jair Xavier, Gerente de Relações Institucionais na CCR NovaDutra, destaca a importância do projeto para o desenvolvimento crítico dos estudantes e um novo olhar para a fotografia. “O objetivo do projeto é fomentar novas experiências para os alunos. Desta forma, o Instituto CCR e a CCR NovaDutra reafirmam o seu compromisso com a educação e a cultura, por meio de oficinas online disponibilizadas para os estudantes e que contribuem para a construção de novos olhares sobre o mundo”, ressalta.

As escolas recebem desafios pedagógicos em uma plataforma digital inteiramente adaptada à nova realidade de ensino remoto do Brasil, pensada para incentivar a cooperação e trabalho e equipe nos alunos, que poderão produzir os ensaios fotográficos do começo ao fim. Do papel em branco à exposição.

“Entender as metas da ONU é fundamental para compreendermos as urgências do século XXI. Temos que mostrar os ganhos econômicos, socias e estéticos que o respeito ao meio ambiente traz para as nações e para nós mesmos”, analisa Andreza Portela Gomes, coordenadora de projetos sociais na ImageMagica.

Serviço:
Escolas participantes:

– EM Maria do Carmo Fadul Ferreira – Pinheiral (RJ)

– EM Adérito Gomes Gouveia – São João do Meriti (RJ)

– EMEF Profª Maria Aparecida Broca Meirelles – Guaratinguetá (SP)

– EMEF José de Almeida Machado – Santa Isabel (SP)

– EMEF João José de Almeida Filho – Santa Isabel (SP)

– EMEF Oscar Ferreira de Godoy – Santa Isabel (SP)

– EM Profª Dalila Franco Garcia da Silva – Arujá (SP)

– EM Sidonia Nasser do Prado – Arujá (SP)

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarConhecimento, imaginação e complexidade
  • Carlos ParenteEu estava aqui o tempo todo, só você não viu!
  • Paulo NassarA comunicação organizacional entrou definitivamente na era da legitimidade

Destaques

  • Artigo na Revista VOTO analisa polarização e novos desafios da comunicação empresarial
  • Masterclass marca início de nova turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
  • Aberje promove debate em Brasília sobre reputação em novo ciclo institucional

Notícias do Mercado

  • SAP Brasil apresenta Relatório de Sustentabilidade 2025 com avanços ambientais e sociais
  • Brado Comunicação e Publicidade é a nova associada da Aberje
  • Associadas à Aberje são destaque no Valor 1000

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br