Em artigo para O Globo, diretores da Aberje questionam generalizações no noticiário
No Brasil de hoje, quando dizemos “empresários”, “militares”, “trabalhadores”, o que exatamente estamos dizendo?
O artigo “Filosofia dos termos gerais” assinado por Paulo Nassar e Hamilton dos Santos, diretor-presidente e professor titular da ECA/USP e diretor-geral da Aberje, respectivamente, foi publicado no jornal O Globo no dia de hoje, 22 de abril. O texto discorre sobre o emprego corrente de termos e categorias gerais no discurso jornalístico, que ao invés de informar confunde o leitor.
De acordo com a análise dos autores, não se trata de ocorrências pontuais, mas de uma repetição de maus exemplos que vêm povoando noticiários e comentários políticos. “São generalizações abstratas que pouco ou nada contribuem para a descrição e a análise do cenário político”, enfatizam, ressaltando que o uso de termos inadequados deforma a descrição precisa do que se pretende reportar.
“Se, na literatura, esse recurso pode dar bons frutos, não se pode dizer o mesmo quando utilizados em noticiários”, afirmam, mesmo enfatizando que nos meios de comunicação é difícil não lançar mão de expressões como “classe média”, “empresários”, “religiosos”, “trabalhadores”. São classes de palavras que, ao serem utilizadas, necessitam de precisão ao explicar a quem se referem. “Rigor e acurácia no emprego de terminologia nunca são excessivos. Bom senso e precisão, aliados às valiosas ferramentas fornecidas pela tecnologia e pelas mídias digitais, podem não ser a vacina que nos imunizará contra esses problemas, mas são aliados preciosos do comunicador em seu combate”, finalizam.
Leia na íntegra aqui.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Empresas se organizam para apoiar vítimas das chuvas no RS
- Comitê de Cultura de Dados e Mensuração na Comunicação realiza segunda reunião, focada em Impacto nos Negócios
- Desafios de comunicar sobre agenda climática pautam segunda reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG
- Aberje Trends Warm Up Rio de Janeiro debate tendências da comunicação e ESG
- Edição especial da newsletter Fake Alert rebate notícias falsas sobre enchentes no RS
ARTIGOS E COLUNAS
Elizeo Karkoski A Comunicação Interna não existe maisFabiana Dias Propósito, mudanças climáticas e inovação nas organizaçõesCarlos Parente Botox nas ideiasLeila Gasparindo A nova era da Comunicação IntegradaPaulo Nassar Abertura do seminário “Diálogos que conectam: A Comunicação na construção do futuro”