PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
15 de julho de 2015

Aberje e Natura lançam nova obra de Jorge Caldeira em encontro para lideranças brasileiras

Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Encontro na sede da Aberje em São Paulo reuniu empresários, intelectuais e líderes comprometidos na celebração à obra do autor e da trajetória de Júlio Mesquita

 

Em celebração para 150 convidados, o sociólogo, jornalista e escritor Jorge Caldeira lançou na última terça-feira (30), no Espaço Aberje Sumaré, em São Paulo, sua mais recente obra “Júlio Mesquita e seu tempo”. O conjunto de quatro volumes acompanha a trajetória de Mesquita, que comandou a construção do jornal moderno como conhecemos atualmente, e fez muito mais, entremeando a vida de jornalista com a de parlamentar eleito e líder partidário que participou das grandes decisões da vida republicana brasileira, como a fundação da Universidade de São Paulo, por exemplo. A obra é resultado de extensas pesquisas, iniciadas em 1999 e tem apoio da Natura.

Para o lançamento exclusivo, o autor participou de um debate ao lado do jornalista e professor doutor Eugênio Bucci. A abertura do evento foi conduzida pelo Diretor-Geral da Aberje, Hamilton dos Santos, e o sócio-fundador da Natura, Luiz Seabra. Anfitriões da noite ressaltaram a importância do trabalho de Mesquita para a construção do jornal moderno, sua profissionalização e desenvolvimento do País, bem como a atualidade da obra, que ilumina os debates contemporâneos sobre as mídias. 

“No momento em que nos apresentaram a possibilidade [de apoiar o projeto], pareceu muito inspirador visitar, percorrer, tomar conhecimento de uma história tão rica de alguém que pensou de forma tão visionária. E que, ao pensar adiante de seu tempo, empreendeu e o fez com princípios éticos, coisas que na sua época não eram tão evidentes quando se imaginava uma atividade empresarial de qualquer ordem. Fundou uma nova forma de pensar o jornalismo”, disse Seabra.

Ao longo do debate, Caldeira apresentou o processo de pesquisa e construção da obra. "O jornal que Júlio Mesquita criou é assim: trata das grandes coisas e trata também das pequenas", contou o autor sobre o contexto e a personagem. "Senti nas páginas do livro a mesma vibração que eu sinto no jornal, do qual sou colunista", comentou Bucci sobre as mais de 1.700 páginas que compõem a obra. 

Nos livros, o autor narra a trajetória do filho de imigrantes portugueses analfabetos, nascido em Campinas em 1862. Júlio Mesquita aprendeu a ler por acaso, envolveu-se na luta abolicionista na adolescência, estudou direito e, aos 26 anos, em 1888, empregou-se em um jornal com 904 assinantes. Fez a empresa dar lucro e acabou comprando O Estado de S. Paulo. Em 1927, ano de sua morte, o jornal tinha 48,6 mil assinantes. Júlio Mesquita dividiu as carreiras de jornalista e político. Foi vereador, deputado, líder de bancada e dirigente partidário. Esteve envolvido em todas as grandes tramas políticas do tempo, ganhando e perdendo batalhas pela democracia. A narrativa empolgante dá conta das múltiplas dimensões de uma figura excepcional e do jornal que ajudou a transformar o Brasil em um país moderno. 

 

Jorge Caldeira nasceu em São Paulo em 1955. É doutor em ciência política, mestre em sociologia e bacharel em ciências sociais (FFLCH–USP). Sócio-fundador da Mameluco Edições e Produções Culturais, é escritor e possui ampla experiência profissional na área jornalística e editorial. Foi publisher da revista Bravo!, editor-executivo da revista Exame, editor da Ilustrada e da Revista da Folha – do jornal Folha de S. Paulo –, editor de economia da revista Isto É e editor da Revista do Cebrap . É autor de Noel Rosa: de costas para o mar, Mauá: empresário do Império, Ronaldo: glória e drama do futebol globalizado, A construção do samba entre outros (Mameluco), além de ser organizador dos volumes Diogo Antônio Feijó e José Bonifácio de Andrada e Silva , que integram a Coleção Formadores do Brasil e do livro Brasil: a história contada por quem viu. Jorge Caldeira ocupa a cadeira nº 18 da Academia Paulista de Letras.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.