PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
13 de abril de 2021

Com crescimento de 75% em 2020, E-commerce brasileiro chegou a representar 11% das vendas do varejo, revela estudo da Mastercard

Segundo o relatório Recovery Insights, o varejo online movimentou mais de US$ 900 bilhões globalmente
Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Segundo o relatório Recovery Insights, o varejo online movimentou mais de US$ 900 bilhões globalmente

À medida que a Covid-19 manteve os consumidores em casa, quase tudo, de mantimentos a suprimentos de jardinagem, passou a ser comprado online. De acordo com o último relatório Recovery Insights da Mastercard, essa digitalização acelerada movimentou globalmente mais de US$ 900 bilhões no último ano. No Brasil, segundo o índice macroeconômico da Mastercard, SpedingPulse o e-commerce teve uma expansão de 75% em 2020, de acordo com o novo estudo da companhia, a modalidade chegou a representar 11% das vendas do varejo.

A participação do comércio eletrônico nas vendas do varejo brasileiro antes da crise era de 6%, passando para 11% no auge. O nível atual é de 7% e o relatório aponta que uma mudança de aproximadamente 1,3% seja permanente.

Com um crescimento de 10% na média de lojas visitadas pelos brasileiros em 2020, a digitalização dos negócios e as vendas online foram a salvação para diversos varejistas, restaurantes e outras empresas de grande e pequeno porte. Graças ao comércio virtual, elas conseguiram atravessar o período de distanciamento social e mantiveram suas operações.

Segundo o relatório Recovery Insights: Commerce E-volution, a previsão é que cerca de 20-30% da mudança global para o digital impulsionada pela Covid-19 seja permanente. O relatório se baseia na atividade anônima e agregada de vendas na rede Mastercard e em análises proprietárias do Mastercard Economics Institute – a análise investiga quais são os impactos dessa movimentação por país, setor e para bens e serviços.

“Enquanto os consumidores tiveram a necessidade de ficar em casa, seu dinheiro pôde continuar movimentando a economia local e global, graças ao e-commerce.”, afirma o Gerente Geral da Mastercard Brasil, Estanislau Bassols. “A digitalização da economia, só foi possível graças à atuação de players como a Mastercard que há anos vem trabalhando em tecnologias que viabilizassem novas modalidades de pagamento digital de maneira segura, rápida e fácil.”, finaliza o executivo.

Embora a transformação digital não tenha sido universal e consistente – devido a diferenças geográficas, econômicas e de cada comunidade – o relatório revelou diversas tendências globais:

• Os primeiros a adotarem o comércio eletrônico estão com vantagem: economias que eram mais digitais antes da crise, como as do Reino Unido e dos EUA, tiveram ganhos maiores na mudança doméstica para o digital – e parecem mais permanentes do que nos países que possuíam uma menor participação de e-commerce antes do período, como Argentina e México. Ásia-Pacífico, América do Norte e Europa foram as regiões mais fortes no incentivo à adoção do comércio eletrônico.

• Ganhos digitais em supermercados e lojas com descontos parecem ser permanentes: os setores de varejo essencial, que tinha a menor participação digital antes da crise, registraram alguns dos maiores ganhos à medida que os consumidores se adaptaram. Com a formação de novos hábitos de consumo e dada a baixa base de usuários pré-Covid, o relatório prevê que 70-80% do aumento do comércio eletrônico no setor de alimentos será permanente.

• O comércio eletrônico internacional cresceu 25-30% durante a pandemia: o comércio eletrônico internacional aumentou, tanto no volume de vendas quanto no número de diferentes países onde os clientes fizeram pedidos. Com infinitamente mais opções ao seu alcance, os gastos dos consumidores no e-commerce internacional cresceram cerca de 25-30% no comparativo ano a ano de março de 2020 a fevereiro de 2021.

• Os consumidores passaram a consumir até 30% mais de varejistas online: refletindo os novos hábitos de consumo, a pesquisa mostra que os consumidores em todo o mundo estão fazendo compras em um número maior de sites e mercados online do que antes. Residentes em países como Itália e Arábia Saudita estão comprando em média 33% mais em lojas online, seguidos de perto pela Rússia e Reino Unido.

Clique aqui para acessar o estudo Recovery Insights: a E-volução do comércio na íntegra.

A Mastercard lançou o Recovery Insights no ano passado para ajudar empresas e governos a gerirem melhor os riscos de saúde, segurança e econômicos trazidos pela Covid-19. A iniciativa se baseia nas plataformas de análise e experimentação da Mastercard, sua prática de consultoria de longa data e insights exclusivos baseados em dados para fornecer ferramentas, inovação e pesquisa relevantes e oportunas.

Metodologia
O relatório baseia-se na atividade de vendas anônima e agregada na rede Mastercard e em análises proprietárias do Mastercard Economics Institute.

O Mastercard Economics Institute baseou-se na atividade da rede Mastercard e modelou o comércio eletrônico de varejo global em todos os tipos de pagamentos para determinar os gastos adicionais de comércio eletrônico no varejo com base no desvio da tendência.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.