01 de abril de 2021

Caminhos para a Cidadania ajuda escolas públicas a potencializar ensino híbrido

Iniciativa voltada para o apoio de educadores impacta mais de 87 mil alunos em 71 municípios do Brasil.

Iniciativa voltada para o apoio de educadores impacta mais de 87 mil alunos em 71 municípios do Brasil.

Professores mais perto, mesmo à distância. Este é um dos novos mantras do Caminhos para a Cidadania, programa coordenado pelo Instituto CCR, de apoio e formação de educadores. E para auxiliar o ensino híbrido, nova realidade das escolas públicas no pós-pandemia, o projeto traz soluções para consolidar o tema. Na Dutra, o projeto conta com o apoio da CCR NovaDutra.

O Caminhos para a Cidadania está à disposição de mais de 87 mil alunos de escolas públicas de 71 municípios do Brasil, concentrados em grandes regiões dos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. A iniciativa contempla a rede de ensino fundamental I, do primeiro ao quinto ano, das escolas municipais de cidades que recebem trechos das rodovias administradas pelo Grupo CCR.

Diante do cenário atual, em que o ensino híbrido se fez necessário e se expandiu, o programa do Instituto CCR rapidamente passou a apoiar os educadores para essa transformação e, hoje, todos os materiais construídos para integrar a iniciativa, considera as opções presencial e remota, é a solução para se adequar à nova realidade.

No site caminhos para a cidadania, professores e alunos encontram conteúdos como: sugestões de atividades, livros, filmes, séries, jogos, lições de cidadania e autoconhecimento, entre outros recursos, todos gratuitos e também disponíveis ao público geral.

Estamos investindo em opções de ensino híbrido com um repertório 100% digital, cuidadosamente dividido em três frentes: professores, alunos e familiares”, explica Cristine Naum, gerente executiva de Sustentabilidade e do Instituto CCR. “São as três camadas mais sensíveis do ecossistema educacional”, completa.

Novidades no programa Caminhos para a Cidadania

O conceito de cidadania é bem amplo, por isso o programa aborda diversos assuntos: preservação do meio ambiente, diversidade e inclusão, bullying, pertencimento, alimentação, cidadania digital, empreendedorismo, competências socioemocionais, entre outros.

Em 2021, a cidadania passou a ser o tema principal do nosso programa, que na origem era de Educação para o Trânsito, e que hoje é um poderoso facilitador para a rede do Ensino Fundamental I. Fortalecemos o projeto a partir das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), opção fundamental para proteger os direitos de aprendizagem dos estudantes”, analisa Ariane Teles, do Instituto CCR, responsável pelo programa.

Saiba mais em Instituto CCR

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *