PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
15 de março de 2016

Os líderes mundiais mais engajados no Facebook e Instagram

Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

“Espero que vocês vejam essa página como um lugar onde possamos ter conversas de verdade sobre os assuntos mais importantes que nosso país tem enfrentado – um lugar onde você possa me ouvir diretamente e compartilhar meus próprios pensamentos e histórias.” – Presidente dos EUA Barack Obama

Uma pesquisa realizada pela empresa Burson-Marsteller divulgou os líderes mundiais mais ativos nas redes sociais em 2015. Dentre os líderes campeões em número de seguidores dessas redes sociais está o presidente norte-americano Barack Obama, seguido do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

pesquisa-burson-marsteller-lideres-3

Nos últimos oito anos, o Facebook se tornou a principal rede social para o engajamento da comunidade com líderes mundiais. Muitos políticos acabaram descobrindo a força dos canais de mídias sociais durante suas campanhas eleitorais, especialmente pela repercussão extremamente positiva da página de Barack Obama, criada no final de 2007 com o objetivo de promover sua candidatura. Desde então, a presença ativa no Facebook tornou-se a melhor maneira de engajar nas eleições e propagandas destes líderes.

Dilma Rousseff, por exemplo, tem um perfil ativo nas redes sociais e está em quinto lugar no ranking dos líderes mais “curtidos” nas redes. Seu perfil foi criado no primeiro dia do ano de 2011 – ano de sua posse no primeiro mandato –  e tem 2,6 milhões de likes.

De acordo com os últimos números do Facebook, 1.5 bilhões de pessoas abriram uma conta na plataforma – das quais 1 bilhão são ativas na rede social todos os dias. Em 2015, o número de usuários tornou-se ainda maior do que a população da China, o país mais populoso do mundo! Apenas os governos de 24 países ainda não marcaram presença no Facebook, incluindo a China, onde a rede social é banida e a Suíça, onde o último Presidente teve uma página pessoal brevemente em 2013, desativando-a quatro meses depois.

As publicações variam de país para país, e no caso da América Latina vários presidentes e primeiros-ministros se diferenciaram dos EUA por postarem mais fotos de engajamento com os cidadãos.

A presidente Dilma Rousseff, por exemplo, gera mais Likes em suas redes sociais quando suas postagens promovem as viagens que ela faz para o Nordeste, os apoios às Instituições do Governo, fotos de família e as datas especiais.

pesquisa-burson-marsteller-lideres-4

POSTAGENS MAIS FAMOSAS DESSES LÍDERES

Uma das postagens que mais fez sucesso de todos os líderes mundiais foi postada na página da Casa Branca, onde Obama desejou a seus fãs uma Feliz Páscoa. A imagem teve 2,9 milhões de curtidas, comentários e compartilhamentos. A segunda postagem mais popular foi de Narendra Modi dando boas-vindas a Barack Obama na Índia e a terceira postagem mais popular foi postada novamente pela Casa Branca, mostrando Barack Obama abraçando Michelle Obama em seu aniversário de casamento.

Um número de líderes já testou o novo streaming ao vivo do Facebook, ferramenta que a rede social criou e que permite que o usuário transmita seus discursos e coletivas de imprensa na rede social em tempo real por meio de vídeo. O infográfico abaixo mostra a performance de cada líder e seu índice de engajamento no Facebook. Confira o ranking dos Líderes mais ativos e eficazes em 2016!

OS LÍDERES MUNDIAIS MAIS CONECTADOS NO INSTAGRAM

Os políticos estão cada vez mais presentes nas redes sociais, se apropriando destes canais para conquistar a empatia do público. Destas redes, o Instagram tem sido muito bem explorado. Por ser uma plataforma dedicada à uma comunicação visual – tendência cada vez maior das redes – ele se tornou um canal estratégico para que os políticos mostrem seu dia-a-dia de forma mais pessoal e compartilhe com seus seguidores sua rotina por meio de imagens.

Ultimamente, líderes de estados, governadores e ministros estrangeiros de 136 países tem presença oficial no Instagram, representando 70% de toda Nação Unida.

O uso do Instagram Governamental é mais ativo na Europa, América Latina, entre os países asiáticos, principalmente do Golfo do Conselho Corporation.

As 305 contas analisadas neste estudo, realizado pela empresa global de relações públicas Burson-Marsteller, tem um total de quase 23 milhões de seguidores.

Assim como no Facebook, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff e o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy postaram uma série de imagens para formar uma colagem durante as respectivas campanhas eleitorais.

“Líderes no Instagram” é a mais recente pesquisa da Burson-Marsteller, para analisar como os representantes governamentais e as organizações internacionais se comunicam por meio das mídias sociais. A pesquisa faz parte do estudo da Burson-Marsteller “Twiplomacy”. Inicialmente focando somente no Twitter, o estudo de 2016 está expandindo para outras redes sociais e plataformas, incluindo o Facebook, Instagram, YouTube, Google+ e mais plataformas digitais como Snapchat e Vine!

 

 

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarBeethoven contra o ruído do mundo
  • Luis AlcubierreMemória é método
  • Leila GasparindoGestão de Reputação Algorítmica: quando a IA vira mediadora da confiança

Destaques

  • Paulo Nassar debate melancolia como sinal de lucidez em tempos de crise no Revista CBN
  • Rodrigo Cogo retorna à equipe da Aberje em nova área
  • Aberje reformula seus Capítulos Regionais

Notícias do Mercado

  • Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA™ chega ao Brasil apresentado pela Coca-Cola
  • TIM integra música, tecnologia e BBB 26 no Festival de Verão Salvador
  • FSB Comunicação é a nova agência de PR da Dow no Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.