PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
16 de outubro de 2020

Capítulo Aberje Noroeste Paulista debate sobre Comunicação Interna e acessibilidade digital

Aurora Ayres
 
  • COMPARTILHAR:

A 13ª edição do Encontro Aberje Noroeste Paulista ocorreu em formato online

O Capítulo Aberje Noroeste Paulista realizou no dia 14 de outubro o 13° Encontro Aberje na região, para abordar o tema Comunicação Interna em tempos de pandemia e Acessibilidade Digital. Na ocasião, a diretora do Capítulo Ligya Aliberti recebeu Mary Gabriela, gerente de Customer Success da @simplificaci e Suzeli Rodrigues Damaceno, coordenadora do Movimento Web Para Todos.

Na ocasião, a relações-públicas Mary Gabriela, da @simplificaci – startup de comunicação interna –, discorreu sobre Comunicação Interna estratégica em tempos de pandemia, fazendo um paralelo entre a Comunicação Interna (CI) pré-pandemia e o momento atual, em que é essencial não apenas entender os desafios enfrentados e as tendências trazidas pela crise, mas colocar em prática as lições aprendidas sob uma nova perspectiva.

Transparência e planejamento em Comunicação Interna

Ao trazer uma pesquisa aplicada no final de 2019 junto a empresas de segmentos variados, Mary mostrou que 62% delas tinham apenas uma pessoa dedicada à área de CI na empresa e que 71,4% sequer possuía programas de desenvolvimento de liderança. Campanhas de endomarketing e canais digitais foram o foco das atividade nessas organizações. Quanto aos planos para 2020, engajar os colaboradores era o desafio principal para 71,4% das empresas; 64% delas pretendiam revitalizar os canais internos e 50% não planejavam qualquer alteração em seus orçamentos. 

Mas a pandemia chegou e virou tudo de cabeça para baixo, abalando o orçamento de muitas organizações. Além de colocar muita gente em home office – 53,8% dos profissionais – a crise instalada trouxe muita confusão quanto às informações divulgadas nas mídias. Para 85% das empresas, faltou credibilidade das informações logo no início da pandemia, com muita fake news sobre o novo coronavírus. Com relação ao retorno das atividades, pesquisa da Ideafix, realizada em junho deste ano, revela que para 56,6% faltam informações sobre a retomada aos trabalhos presenciais. “Ainda hoje muitas empresas não têm um plano de retomada; mesmo quando a empresa não tem clareza de quando isso ocorrerá, é importante repassar as informações que têm aos colaboradores. A transparência deve ser ainda maior neste momento”, ressaltou Mary.

Apresentação de Mary Gabriela, da @simplificaci

O planejamento foi outra questão bem destacada por Mary. “Mesmo quando somos pegos numa crise, sabemos lidar com respostas de forma mais rápida se tivermos um planejamento”, acentuou. Mas, como fazer um bom planejamento? “Depois de entendermos o cenário, é preciso criar a estratégia, conhecer muito bem do negócio e do mercado em que está inserido, ter aliados internos para ajudar a construir essa estratégia; elaborar um plano tático de CI com foco na persona (construção do Canvas), entre outras ações. “Nenhuma das nossas conquistas é individual, para termos êxito precisamos da validação dos empregados, do apoio da liderança e dos clientes. Todas as nossas conquistas são coletivas”, frisou.

Acessibilidade digital: por que devo me preocupar com isso?

Atualmente, existem 14,65 milhões de endereços na web (.br) e somente ínfimos 0,74% de todos os sites ativos no Brasil estão preparados para a navegação de pessoas com deficiência. Com esta informação, a especialista em comunicação acessível e inovação colaborativa, Suzeli Rodrigues Damaceno, iniciou a sua fala durante o Encontro Aberje Noroeste Paulista ao abordar o tema Acessibilidade digital: por que devo me preocupar com isso?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de pessoas têm ao menos um tipo de deficiência visual, auditiva, motora, mental ou intelectual. “Desse número, cerca de sete milhões têm cegueira ou baixa visão. Para essa parcela importante da sociedade o mundo digital é inacessível ou tem muitas barreiras”, frisou Suzeli. 

Entre as principais barreiras estão posts sem descrição de imagens, falta de libras e legendas, textos complexos (conteúdos mais rebuscados e textos escritos com ordem invertida, metáforas e figuras de linguagem), textos sem navegação por teclado (ideal para pessoas com pouca mobilidade), falta de legendas, formulários que não funcionam, páginas sem contraste e sem zoom de tela (recurso muito utilizado por pessoas com baixa visão), banners e popups invasivos (que geram transtornos para autistas e portadores de deficiências cognitivas e motoras), entre outros problemas. 

Apresentação de Suzeli Rodrigues Damaceno

“A internet nasceu para ser acessível, mas com o tempo isso foi mudando. Se formos pensar nos cegos que usam softwares de leitura de tela, esse leitor lê tudo o que está no site, lê pelo código e se essas descrições não estiverem incluídas eles não tem como continuar a leitura”, explicou Suzeli, que coordena o movimento Web para Todos, onde é possível fazer pesquisas para identificar o nível de acessibilidade dos sites.

O Web para Todos surgiu em 2017 para ser um agente mobilizador pela acessibilidade. Desde então, vem atuando na mobilização, educação e transformação da sociedade em relação à acessibilidade na web, por meio de palestras, cursos e consultoria. Os ambientes virtuais são adequados para receberem o Selo de Acessibilidade Digital outorgado pela Prefeitura de São Paulo (recomendações do EMAG e WCAG2). “Quando uma empresa lança um site com acessibilidade, ela vai sim se destacar. Acho que falta empoderamento das pessoas com deficiência de fazer valer seus direitos e, por outro lado, empatia de quem trabalha com canais digitais e principalmente conhecimento técnico das regras e barreiras e como corrigí-las”, comentou Suzeli.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.