FalAção desta semana aborda Confiança e Comunicação

Por que e para que medir a confiança? Simplesmente porque confiança é a base de todas as relações. Quem explica, no podcast FalAção desta semana, é Ana Julião, líder no Brasil da Edelman, agência global de comunicação, que há mais de 20 anos produz o Edelman Trust Barometer, estudo sobre confiança e credibilidade. Este episódio é patrocinado por Itaú Unibanco e Suzano.
“Acredito que confiança é a base das relações entre todas as instituições. Todo indivíduo escolhe se relacionar com quem lhe oferece mais confiança. E, ao medirmos os níveis de confiança, conseguimos diagnosticar efetivamente este momento, prever o futuro e buscar estratégias mais corretas de comunicação e de posicionamento que possam contribuir para relações de confiança mais sólidas”, salienta Ana.
Ao longo dessas duas décadas do estudo, as relações das pessoas se transformaram. “Notamos que houve um grande crescimento do aumento da confiança no seu par, em função do crescimento das redes sociais. O segundo ponto a destacar, é a diminuição da confiança nos governos e nas instituições públicas e, por conseguinte, um aumento muito grande da expectativa das sociedades em relação às empresas”, revela.
Ana frisa que a comunicação tem um papel fundamental na construção e na manutenção dessa confiança. “Para confiar, é preciso conhecer a empresa, entender o que ela faz e se identificar de verdade. No final, o que buscamos como profissionais de comunicação é ajudar as empresas a fortalecerem a sua reputação. No fim do dia, o que queremos é contribuir para promover, proteger ou construir a reputação de uma organização”, ressalta.
Em sua opinião, o maior desafio que os profissionais de comunicação enfrentam hoje em dia na construção do trabalho em prol da confiança, é o imediatismo. “Tudo se transformou numa necessidade de hoje para amanhã. A construção dessas relações exige um trabalho consistente e perene. É preciso ter paciência na construção dessa reputação”, ensina.
Com episódios curtos, de até 30 minutos de duração, o podcast vai ao ar toda segunda-feira de manhã e possui dois formatos. Um chama-se TENDÊNCIAS, em que um especialista fala sobre temas prementes do mercado. O outro formato chama-se DESAFIOS. Nele, um convidado comenta dilemas reais do mercado, a partir de suas experiências profissionais.
O FalAção quer ouvir você! Mande um o e-mail para podcast@aberje.com.br ou em nossos canais nas redes sociais, com sugestões, críticas e dilemas que têm vivido na comunicação. A Aberje está coletando as histórias, participe!
O podcast é apresentado por André Felipe de Medeiros e produzido pela equipe da Aberje, formada por Andre Nakasone, Emiliana Pomarico e Victor Pereira.
Ouça aqui
Spotify
https://open.spotify.com/episode/6qZtKFPXIdrKfGySYCF1t4?si=ncDCmOioSZ26FP9W7y7ooA
Apple Podcast
https://podcasts.apple.com/us/podcast/fala%C3%A7%C3%A3o/id1515306930
Google Podcasts
https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xNjM3ZTU5MC9wb2RjYXN0L3Jzcw==
Deezer
https://www.deezer.com/br/show/974792
Veja a lista completa de tocadores disponíveis na plataforma Anchor: https://anchor.fm/falacao-aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
Notícias do Mercado
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos
- Pravaler anuncia Joel Jota como embaixador da marca para inspirar estudantes
- Sicredi lança campanha “Cooperar é da nossa natureza” para o fim de ano


































