PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de junho de 2020

Philip Morris Brasil adota política para profissionais transgêneros

Thalita Dominato
 
  • COMPARTILHAR:

A Philip Morris Brasil (PMB), empresa associada da Aberje, comprometida com o respeito, a inclusão e a igualdade de direitos e de oportunidades às pessoas LGBTI+, formalizou uma política global para Pessoas Transgênero e em Transição de Gênero, que preconiza os conceitos para garantir o entendimento sobre o tema a todos, o direito de uso do nome social, entre outros aspectos. O documento foi implementado no Brasil com o apoio do #Bold (coragem, em português), um grupo de colaboradores voluntários, criado dentro da PMB em 2017, para celebrar a diversidade, atrair e reter talentos LGBTI+ no âmbito da organização.

Segundo Felipe Britto, diretor de Conteúdo do #Bold, Comitê LGBTI+ da PMB, a busca é por um ambiente de trabalho inclusivo para todos. Adaptada à legislação brasileira, a política oferece as diretrizes para apoiar os colaboradores transgêneros – tanto aqueles que já tenham iniciado o processo de transição antes da contratação, quanto os que optam por fazer esta transição durante a jornada na PMB. “Para os colaboradores que desejam fazer a transição, há um formulário específico, para que manifestem quando desejam iniciar esse processo, se precisarão de um período de afastamento para o suporte médico, além do momento e como irá falar com os demais colegas. O objetivo é que eles se sintam acolhidos pela empresa”, destaca.

Na PMB, os profissionais transgêneros também podem se vestir da forma que se sentem mais confortáveis. Toda a forma de comunicação segue a identificação de gênero e nome com o qual o profissional se identifica, com privacidade. Os colaboradores têm o direito de serem quem são, sem divulgação desnecessária de informações médicas ou histórico de gênero. Eles podem discutir abertamente sua identificação ou expressão de gênero ou manter essa informação privada.

Para evitar preconceitos e facilitar a candidatura de profissionais transgêneros, que muitas vezes não utilizam canais usuais de recrutamento, a PMB fez parceria com a Transempregos, plataforma específica para profissionais Trans.

Para preservar a integridade no local de trabalho e eliminar o assédio, todos os colaboradores LGBTI+ que, em qualquer situação, se sentirem ofendidos, contam com uma linha externa 0800 para denúncias, disponível 24 horas por dia. As condutas consideradas impróprias são investigadas.

O #Bold tem no diálogo e na informação seus grandes aliados no trabalho de conscientização sobre a importância da inclusão. Para isso, organiza workshops nas unidades da PMB em todo o País, utiliza os canais de comunicação da empresa, a newsletter do grupo e promove ações em datas importantes para a comunidades LGBTI+. No último dia 29 de janeiro, por exemplo, Dia Nacional da Visibilidade Trans, organizou um webinar, com a participação de mais de 200 colaboradores de todo Brasil, em que os próprios funcionários transgêneros compartilharam de maneira voluntária um pouco da sua história, além do “Beabá do T”.

DIVERSIDADE – O empenho por um local de trabalho diverso e inclusivo levou a PMB, em maio de 2018, a integrar o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, ao lado de outras grandes companhias que trabalham pelo respeito aos direitos humanos dessa população, dentro do universo corporativo brasileiro.

As uniões homoafetivas são consideradas em suas diretrizes de benefícios para todos os fins, garantindo à população LGBTI+, por exemplo, direitos como o auxílio-creche e licença casamento. Além disso, também foi garantida a licença paternidade de 120 a 180 dias aos casais homoafetivos, assim como a pais solteiros, equiparada à licença maternidade para casais heterossexuais. “Respeitar e aceitar as diferenças são valores fundamentais para a nossa empresa. Temos o compromisso de ser uma empresa inclusiva, que valoriza a diversidade, pois sabemos de sua importância para a transformação da companhia, que propõe um futuro livre de fumaça, a partir da inovação e do desenvolvimento de produtos que são uma alternativa melhor do que o cigarro”, afirma Felipe Britto.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.