Mostra 3M de Arte comemora 10 anos com edição no Parque do Ibirapuera
Em meio a fechamento de exposições e retração do mercado de artes devido ao novo coronavírus, a 10ª Mostra 3M de Arte, um dos eventos mais longevos do cenário paulistano de artes visuais, está sendo uma oportunidade para artistas poderem desenvolver projetos inéditos remunerados.
Viabilizada pelo patrocínio da 3M via Lei Federal de Incentivo a Cultura e organizada pela consultoria cultural Elo3, a exposição é regida pelo tema “Lugar comum: a cidade como experiência coletiva” e contará com obras de 10 artistas espalhadas pelo Parque Ibirapuera em São Paulo/SP – sendo sete convidados e três escolhidos por meio de edital (inscrições já encerradas). A 3M e a Elo3 são associadas da Aberje.
Quem assina a curadoria deste ano é a curadora e pesquisadora Camila Bechelany, como uma oportunidade para que sejam desenvolvidas questões como acessibilidade, coletividade, colaboração, diversidade e as possibilidades de convivência no espaço público pensado como um bem comum. O conceito tem como uma de suas inspirações a seguinte citação da arquiteta modernista Lina Bo Bardi: “Quando o espaço é inteiramente familiar, ele se torna lugar”. Esta afirmação tem uma congruência quando se trata deste parque, um espaço procurado por quem busca paz, socialização, lazer, contato com a natureza e, também, com a arte. “O edital incentiva os artistas a pensarem em várias camadas de aproximação das pessoas com este lugar, e também o espaço verde como resistência e valorização do que é comum a todos, independente de classe social ou faixa etária”, conta Camila.
Cada artista selecionado receberá um cachê de R$ 5.000,00 e o valor de R$ 30.000,00 como verba de produção, incluindo transporte, instalação e desinstalação da obra. “Levar a Mostra para o Parque Ibirapuera é uma decisão que visa aproximar de fato a arte da rotina das pessoas, que buscam este espaço para muitos objetivos diferentes. E não importa por qual motivo esta pessoa esteja lá e nem a idade dela, ela vai poder acessar e interagir com uma obra de arte, que de alguma maneira vai dialogar com ela, proporcionando uma acessibilidade no sentido mais amplo da palavra.” afirma Fernanda Del Guerra, diretora da Elo 3, idealizadora e realizadora do evento.
Para a 3M, que patrocina a Mostra desde sua primeira edição, o tema trabalha com pilares que fazem parte da essência da empresa. “A 10ª Mostra 3M de Arte reflete o espírito de colaboração, a atitude criativa, a integração respeitosa com o ambiente e o engajamento social que compõem o DNA da 3M; apoiar consistentemente por uma década um projeto como esse nos conecta ainda mais com a sociedade, de forma democrática e simbólica”, completa Luiz Eduardo Serafim, Head de Marketing da 3M do Brasil.
Acompanhe tudo pelo www.mostra3mdearte.com.br .
COMENTÁRIOS:
Destaques
- SHEIN associa-se à Aberje
- Aberje recebe BHP como nova associada
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto