13 de abril de 2020

Rede Gazeta lança campanha contra disseminação de mentiras nas redes sociais

No entanto, nos últimos anos, o que antes poderia ser visto como “mentirinhas inocentes” do Dia da Mentira – lembrado sempre em 1 de abril, tornou-se um grave problema para a democracia do país: a disseminação de fake news. Ou, em outras palavras, mentiras e distorções que põem em xeque a credibilidade da imprensa e depõem contra o direito das pessoas de saberem o que é real.

Como se não bastasse esse desafio, em 2020 o mundo vive uma crise sem precedentes na história recente, enfrentando a pandemia do novo coronavírus, que trouxe a reboque uma nova safra de mentiras e dados tirados de contexto. Por isso, a Rede Gazeta lançou, nas primeiras horas da manhã deste Dia da Mentira, a campanha “Só espalhe notícia de verdade”, com chamadas na TV, peças para redes sociais e publicidade no site A Gazeta.

A campanha ressalta os números da última pesquisa Datafolha, publicada em março, que mostra que a ampla maioria dos brasileiros confia em conteúdos da imprensa profissional, como jornais, telejornais, revistas e sites de notícias, ao passo que 12% admitem que confiam basicamente no que veem em redes sociais.

“Não podemos desprezar que essa parcela da população, além de numerosa, também reproduz com grande velocidade aquilo que lê, e muitas vezes nem chega a fazer uma leitura mais aprofundada. Em tempos de compartilhamento e curtidas, as redes sociais, infestadas de desinformação, viram um terreno pantanoso, ou até mesmo perigoso, para a sociedade”, ressalta o diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg.

Veja o vídeo aqui: https://www.facebook.com/redegazetaES/videos/245233600202000

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *