Rede Gazeta lança campanha contra disseminação de mentiras nas redes sociais
No entanto, nos últimos anos, o que antes poderia ser visto como “mentirinhas inocentes” do Dia da Mentira – lembrado sempre em 1 de abril, tornou-se um grave problema para a democracia do país: a disseminação de fake news. Ou, em outras palavras, mentiras e distorções que põem em xeque a credibilidade da imprensa e depõem contra o direito das pessoas de saberem o que é real.
Como se não bastasse esse desafio, em 2020 o mundo vive uma crise sem precedentes na história recente, enfrentando a pandemia do novo coronavírus, que trouxe a reboque uma nova safra de mentiras e dados tirados de contexto. Por isso, a Rede Gazeta lançou, nas primeiras horas da manhã deste Dia da Mentira, a campanha “Só espalhe notícia de verdade”, com chamadas na TV, peças para redes sociais e publicidade no site A Gazeta.
A campanha ressalta os números da última pesquisa Datafolha, publicada em março, que mostra que a ampla maioria dos brasileiros confia em conteúdos da imprensa profissional, como jornais, telejornais, revistas e sites de notícias, ao passo que 12% admitem que confiam basicamente no que veem em redes sociais.
“Não podemos desprezar que essa parcela da população, além de numerosa, também reproduz com grande velocidade aquilo que lê, e muitas vezes nem chega a fazer uma leitura mais aprofundada. Em tempos de compartilhamento e curtidas, as redes sociais, infestadas de desinformação, viram um terreno pantanoso, ou até mesmo perigoso, para a sociedade”, ressalta o diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg.
Veja o vídeo aqui: https://www.facebook.com/redegazetaES/videos/245233600202000
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Conselho Regional para América Latina da Global Alliance tem novos membros
- SHEIN associa-se à Aberje
- Aberje recebe BHP como nova associada
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto