10 de fevereiro de 2020

Escolas municipais no Paraná recebem treinamento sobre sustentabilidade da FEE

“Construindo um Mundo Sustentável – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na escola” é o tema do treinamento para professores de escolas municipais de Medianeira, Céu Azul e Matelândia, no Paraná, que será realizado nos dias 10 e 11 de fevereiro, pela Fundação Espaço ECO (FEE), instituída e mantida pela BASF – empresa associada da Aberje. A capacitação será realizada na sede da Cooperativa LAR, em parceria com a unidade de Soluções para Agricultura da empresa, por meio do Programa Cooperar.      

Cerca de 100 profissionais dos três municípios participarão do treinamento. Serão seis horas de trabalho, período que os professores terão contato com o tema, participarão de atividades práticas que podem ser adotadas em sala de aula e serão convidados a planejar novas ações. As escolas participantes receberão gibis sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os professores terão acesso a versão digital do “Caderno de Atividades de Educação para Sustentabilidade” e uma videoaula.

A iniciativa tem o objetivo de instrumentalizar o educador para abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em sala de aula por meio da disponibilização de conteúdo, atividades e materiais de apoio para a conexão do tema junto aos alunos. “Após a capacitação, oferecemos apoio à distância caso ainda ocorram dúvidas no momento de colocar em prática na escola”, diz Taisa Caires, coordenadora de Sustentabilidade Aplicada da Fundação Espaço ECO.

O treinamento acontecerá como resultado da parceria da BASF e da Cooperativa LAR, por meio do Programa Cooperar, plataforma de investimento na capacitação das cooperativas que promove treinamentos, capacitação e desenvolvimento da equipe das cooperativas, por meio de parcerias da BASF com instituições de ensino e associações nacionais e internacionais.

Um dos serviços disponibilizados no programa é a qualificação de professores, oferecida pela Fundação Espaço ECO, que foi escolhida pela Cooperativa LAR para as escolas em municípios estratégicos para a empresa.  A escolha por este treinamento foi baseada no planejamento estratégico 2015-2024 da cooperativa que institui o pilar “Aprendizado e Crescimento” como objetivo que trata do estabelecimento de programas de sustentabilidade socioambiental.

De acordo com Sávio Spiguel, Representante Técnico de Vendas da BASF na região, a cooperativa realiza anualmente várias ações na área ambiental. “A parceria firmada com as cooperativas, a BASF e Fundação Espaço ECO, para desenvolver inicialmente o Projeto Gibi e agora oferecer o treinamento junto aos professores, fortalece ainda mais o compromisso de ambas as empresas quanto à utilização correta dos recursos naturais e o desenvolvimento de forma sustentável”, comenta. “Optamos por esta capacitação atendendo a nossa face sobre educação ambiental em que trabalhamos ações com a comunidade local. Priorizamos o envolvimento das escolas nos municípios de atuação da LAR, envolvendo assim, as crianças que possam contribuir para a mudança de um mundo melhor”, comenta Urbano Inacio Frey, Diretor 2º Vice-Presidente da cooperativa.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *