PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
13 de dezembro de 2019

Toyota do Brasil realiza Skill Contest

Thalita Dominato
THALITA DOMINATO
 
  • COMPARTILHAR:

Em linha com sua filosofia de melhoria contínua e boas práticas sustentáveis, a Toyota do Brasil promoveu, pela primeira vez simultaneamente, dois importantes eventos de seu calendário anual. Um deles foi a 25ª edição do Concurso Nacional de Habilidades Técnicas Skill Contest, que premia seus melhores consultores de serviços, representantes de relacionamento com o cliente e técnicos automotivos. O outro trata-se da 5ª edição do ECO Dealer, um reconhecimento que incentiva a rede de concessionárias Toyota a desenvolver projetos de ações sustentáveis nas comunidades locais.

Conhecida mundialmente por seu DNA de excelência no atendimento de Pós-Venda e forte atuação em práticas ligadas à preservação do meio ambiente, a Toyota tem como principal objetivo, por meio dessas ações, aprimorar o conhecimento técnico de sua rede autorizada pensando sempre em atender, cada vez melhor, às necessidades específicas de cada cliente, além de incentivar ações sustentáveis nas cidades onde as concessionárias estão inseridas.

Desde 2018, o Skill Contest inclui também representantes de relacionamento com o cliente, e, neste ano, promoveu, pela primeira vez, uma competição dividida por grupos. A competição possui três etapas de avaliação que acontecem ao longo de todo o ano, direcionadas para técnicos automotivos (responsáveis por realizar os reparos nos carros dos clientes), consultores de serviço (responsáveis pelo primeiro contato com o cliente na concessionária) e representantes de relacionamento com o cliente. Nesta edição, participaram concessionárias de todo o Brasil, na qual foram selecionadas as três melhores equipes por região.

No mundo, a Toyota também realiza este tipo de concurso em pelo menos 90 países, há cerca de 29 anos, considerando diferentes áreas de atuação e sempre com o intuito de disseminar e elevar os atributos que fazem da Toyota referência em Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade.

FASES – Em julho, as concessionárias inscreveram seus funcionários, que realizaram uma prova para testarem seus conhecimentos sobre atendimentos e processos de Pós-VendaToyota, além de questões sobre os produtos da marca, englobando análise de diagnóstico, identificação de necessidades de reparos e outras situações cotidianas dos profissionais. Desses participantes, foram selecionadas para a segunda fase as três melhores concessionárias da região para iniciar a competição.

Na etapa seguinte, que aconteceu em setembro, as melhores equipes por região realizaram uma prova prática no Centro de Treinamento da Toyota, localizado na planta de São Bernardo do Campo. Nesta etapa, foi selecionada uma equipe campeã por região do Brasil.

Na etapa final, os campeões de cada região disputaram uma competição para definir a melhor equipe do Brasil, além de premiar os 5 melhores técnicos, 5 melhores representantes de relacionamento com o cliente e 5 melhores consultores do Brasil. Neste último teste, realizado em tempo real durante o evento de 4 de dezembro, que aconteceu no PROMAGNO – Centro de Eventos, em São Paulo, os participantes tiveram que lidar com duas situações:

  • Alerta no painel do Novo Corolla 2020: a primeira tratava-se de um cliente que possui um Corolla com motor híbrido flex e que percebeu um alerta no painel após uma colisão frontal, onde o reparo foi realizado por uma oficina não-autorizada. Ao entrar em contato com a Central de Relacionamento Toyota, o cliente foi orientado a encaminhar o veículo para a concessionária mais próxima. Neste caso, os principais avaliados foram os consultores e técnicos.
  • Cliente insatisfeito: já a segunda situação criada foi sobre um caso de retorno com chamado aberto na Central de Relacionamento, onde o cliente está insatisfeito com o consumo de combustível do modelo Yaris. No atendimento presencial simulado na prova, o objetivo era de mostrar a importância da realização do Teste de Rodagem para demonstrar ao cliente as variações de consumo dependendo do tipo de rodagem.

Os técnicos foram avaliados nos quesitos segurança, utilização dos processos técnicos, utilização das ferramentas adequadas, metodologia de processos e diagnósticos. Já os consultores tiveram sua avaliação baseada nos quesitos confirmação do sintoma de problema apresentado e inspeção correta do veículo, além da aplicação da filosofia de serviço e Pós-Venda Toyota. Para finalizar, os representantes de relacionamento com o cliente foram analisados em itens como qualidade no atendimento e satisfação do cliente ao se concluir cada caso.

Os primeiros colocados foram contemplados com uma viagem de 7 dias ao Japão, onde vão participar de uma cerimônia ao lado dos campeões do Skill Contest realizado em todo o mundo. Na ocasião, será realizada a homenagem individual dos participantes e uma festa para celebrar o momento. Além disso, eles terão a oportunidade de conhecer Centro de Treinamento de Tajimi e conhecerem os principais pontos turísticos do País e sua cultura.

Vencedores Skill Contest

Melhor Equipe

Região Nordeste – Newland WS (CE)
Consultora: Katiane Dantas
Representante de relacionamento: Heleia Maia
Técnico: Andson Marques

Campeões (por categoria)

Consultor: Wilquias Melo (Santa Emília Franca – SP)
Representante de relacionamento: Lorraine Moreira (Santa Emília Franca – SP)
Técnico: Andson Marques (Newland WS – CE)

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.