PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
03 de dezembro de 2019

Valor Setorial Comunicação Corporativa discute nova agenda do líder de Comunicação

Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A publicação é uma parceria de 12 anos da Aberje com o Valor Econômico

Reportagem de capa do 12º Valor Setorial Comunicação Corporativa (Paulo Nassar, Gustavo Werneck, Luiz Sérgio Vieira, Maitê Leite, Cristina Palmaka, Hamilton dos Santos, Pablo Di Si, Jerome Cadier)

“Quando a Comunicação dita o ritmo do negócio – e impõe uma nova agenda para o Diretor de Comunicação”. Foi a partir deste tema que a Aberje e Valor Econômico elaboraram o caderno Valor Setorial Comunicação Corporativa, publicação bilíngue (português e inglês), fruto de uma parceria entre as duas instituições, que chega à sua 12ª edição. A publicação passa a circular aos assinantes do Valor a partir de hoje (3/12), na versão online, e amanhã (4/12) na versão impressa. Os associados da Aberje também receberão a publicação posteriormente.

Como acontece todos os anos, a reportagem de capa é fruto de uma mesa redonda na sede do jornal, em que participam alguns diretores de comunicação das maiores empresas que atuam no país. A mesa foi mediada por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor Titular da ECA-USP, e contou com a participação de Tânia Nogueira, editora de Projetos Especiais do Valor Econômico. Participaram da mesa dez líderes de comunicação, foram eles: Fabio Mincarelli, head de Comunicação Corporativa da Henkel Brasil; Fabio Toreta, superintendente de Comunicação da Sabesp; Fernão Silveira, diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat; Gislaine Rossetti, Diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Airlines Brasil; Juliana Nunes, diretora de Comunicação Empresarial e Marketing Institucional da CPFL; Luciana Coen, diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP; Mario Laffitte, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação Corporativa, Jurídico, Compliance e Responsabilidade Social Corporativa da Samsung; Patricia Pecego, diretora de Comunicação e Advocacy da Novartis; Paulo Pereira, diretor de Comunicação da Bayer; Priscilla Cortezze, diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen.

Além desse tradicional encontro, a edição deste ano contou com outra mesa redonda formada por CEOs de grandes corporações: Cristina Palmaka (SAP), Gustavo Werneck (Gerdau), Jerome Cadier (LATAM Airlines Brasil), Luiz Sergio Vieira (EY), Maitê Leite (Deutsche Bank), Pablo Di Si (Volkswagen), mediados por Hamilton dos Santos, diretor geral da Aberje, e Paulo Nassar. O debate teve como base um estudo realizado Page Society, principal associação de comunicação corporativa dos EUA, que aponta quatro vetores críticos para as corporações atualmente: gestão de relacionamentos e pessoas, transparência, gestão de dados e compliance.

“O aumento da desigualdade social e o risco de colapso ambiental têm levado diferentes setores da sociedade a questionar a atuação das empresas diante desse cenário. Consumidores, colaboradores, parceiros e até mesmo grandes investidores passaram a cobrar um posicionamento transparente e autêntico das corporações em relação a suas ações de responsabilidade social e sustentabilidade empresarial. Neste contexto, a área de comunicação corporativa ganha maior protagonismo e um importante aliado. O principal executivo da companhia, na figura do Chief Executive Officer (CEO), passa a exercer também o papel de posicionar –  e informar – os valores e propósitos da organização para toda a sociedade”, diz a Carta ao Leitor da edição.

Assinantes do Valor podem acessar a versão online neste link.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.