23 de setembro de 2019

Estácio promove 7ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Com objetivo de impactar e conscientizar seus mais de 550 mil alunos e 13 mil colaboradores, a Estácio – instituição associada da Aberje – realizará a 7ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. A iniciativa acontecerá nas mais de 90 unidades e em diversos polos de EaD da instituição em todo o país. O evento visa incentivar instituições de ensino superior a criarem ações nas três dimensões da Sustentabilidade: social, econômica e ambiental, com foco na conscientização de alunos, colaboradores e comunidades no entorno dos campi.

A edição de 2019 acontecerá de 23 a 28 de setembro e terá como tema “Mobilidade”. Essa grande mobilização será realizada paralelamente à 15ª Campanha de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). As unidades que participarem de todas as etapas da campanha da ABMES irão receber o selo de Instituição Socialmente Responsável.

Durante a 7ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, os alunos e colaboradores do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora estarão envolvidos com uma série de iniciativas, boa parte delas que já vem sendo desenvolvida pela instituição por meio de projetos de extensão. De acordo com a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Giovanna Barros, essa é uma oportunidade para mostrar como as questões sustentabilidade e responsabilidade social já são praticadas pela Estácio JF.” “Neste ano, teremos ações relacionadas aos nossos projetos de extensão sendo disponibilizadas à comunidade para levar um pouco dos benefícios de cada área de atuação para Juiz de Fora e região. Também será uma oportunidade para mostrar aos alunos e colaboradores da instituição os projetos que estão sendo desenvolvidos, já que muitos desconhecem”, explica a pró-reitora.

MOBILIDADE – Atualmente, um dos temas mais discutidos em todo o mundo é a questão da mobilidade. Essa preocupação se justifica porque a distribuição da população mundial pelo planeta encontra-se irregular, ou seja, em determinados lugares há uma enorme concentração populacional, enquanto outros locais são pouco povoados. De acordo com o último levantamento feito pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), atingimos a marca de 6,908 bilhões de habitantes. Este ano, estima-se que já somos mais de 7 bilhões de pessoas.

No Brasil, a questão da distribuição populacional não é diferente e requer cuidados. Cerca de 70% dos brasileiros estão concentrados em 10% do território nacional. Para termos uma ideia de como isso está representado, hoje o país possui 5.570 municípios e aproximadamente 55% dos brasileiros estão localizados em apenas 455 municípios, o que representa 8% do total. De acordo com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, são realizados diariamente mais de 200 milhões de deslocamentos motorizados. Número atrelado a desperdício de tempo, custo, poluição, acidentes e que dificulta a expansão do sistema viário, deixando usuários descontentes com o transporte urbano. Em decorrência deste quadro, temos um aumento do transporte individual, má distribuição da rede viária, elevado nível de estresse e o aumento do risco de acidentes.

Por conta disso, a 7ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Estácio promoverá reflexões e debates, por exemplo, sobre “Como transportar diariamente um grande número de pessoas de forma segura, acessível e no menor tempo possível?” e “Como podemos pensar na mobilidade das pessoas de forma sustentável, contribuindo para a qualidade de vida?”. “Somos uma grande instituição de ensino superior com a missão de Educar para Transformar. Por isso, fazemos questão de engajar nossos alunos e colaboradores em iniciativas como essa. Consideramos que a mobilidade é um tema atual e de suma importância para sociedade”, comenta Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade e vice-reitora de Cultura da Estácio.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *