PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
19 de agosto de 2019

Jovens admitem que excesso de informação e uso de redes sociais prejudicam desempenho, diz pesquisa da FAAP

Thalita Dominato, THALITA DOMINATO
(ANNA) CHRISTINA BASTOS MARIN
 
  • COMPARTILHAR:

A exposição constante às mídias digitais está mudando a maneira como as informações são acessadas e assimiladas. Partindo desse pressuposto, o Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado, em parceria com a MindMiners, startup de tecnologia especializada em pesquisa digital, fez um levantamento com 300 jovens de 18 a 24 anos para entender quais os principais meios de acesso à informação utilizados, para qual finalidade, de que maneira lidam com esses conteúdos e o que sentem em relação ao que consomem. A FAAP é associada da Aberje.

A pesquisa, realizada somente com usuários de smartphones, moradores da região Sudeste do Brasil e de diferentes classes sociais, revelou que 48% dos entrevistados admitem passar mais de três horas conectados diariamente, sendo boa parte desse tempo distribuído em oito redes sociais, nas quais 58% afirmam possuir contas simultaneamente.

Em relação ao uso e acesso aos conteúdos disponíveis, a pesquisa constatou que 80% do público utiliza somente o celular para buscar informações, contra 18% que usa o computador para essa finalidade. Quase a totalidade não vê problemas em encontrar uma informação: 64% dos entrevistados responderam ser muito fácil o acesso e 33% consideram fácil.

De acordo com o autor do estudo, o professor Diogo Andrade Bornhausen, esses números colaboram para mostrar que a agilidade e rapidez na busca por informações são requisitos preferenciais dos jovens.

No entanto, o que chamou atenção na pesquisa, é que a televisão – muito comentada por sua perda de audiência pelo público jovem – ainda ocupa um lugar de destaque como fonte, rivalizando com outros meios que não são originalmente um ambiente de distribuição oficial de notícias, como o Whatsapp. “A procura pelo Whatsapp para buscar informações ajuda a entender a participação que o aplicativo possui na propagação de notícias, incluindo as fakes news“, acrescenta o professor.

Em primeiro lugar na lista das fontes de informação estão os jornais e revistas online (67%), seguidos por Facebook (65%), televisão (58%), Whatsapp (45%) e Youtube (43%). Mas, apesar de utilizarem as redes sociais para este fim, a maioria acredita que os jornais e as revistas (online e impressos), além da televisão, são os meios mais confiáveis.

USO DIGITAL – Para o professor Bornhausen, o contato com o volume excessivo de dados diariamente, somado à simultaneidade de conexão com diversas plataformas, além da necessidade de manter-se informado, são capazes de gerar um desequilíbrio na administração de tanta informação e na avaliação do que realmente vale ser retido.

Falta de concentração, ansiedade, excesso de informação e muito tempo conectado são as principais impressões que 75% das pessoas observam como fatores que atrapalham o desempenho quando estão conectados. Isso se deve, segundo o pesquisador, ao fato dessa geração querer fazer várias tarefas simultaneamente: 77% do público crê ser capaz de realizar várias atividades de leitura, trabalho e entretenimento ao mesmo tempo.

O estudo conseguiu mostrar, ainda, que os usuários dão uma grande importância ao fato de estarem conectados. No entanto, há uma divisão sobre como essa conexão é efetivamente proveitosa. “Entre os que suspeitam que o tempo dedicado atrapalha seu cotidiano, a maioria tem a percepção de que o digital exerce forte influência para isso acontecer”, detalha o professor. Um indicativo dessa afirmação é o percentual de jovens que admitiram procrastinar atividades do dia a dia: 77%, dos quais 72% disseram que isso ocorre mais de duas vezes por semana.

Quais as suas principais fontes de informação sobre fatos do dia a dia? 

Quais fontes de informação consideram ser mais confiáveis?

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer

Notícias do Mercado

  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos
  • Pravaler anuncia Joel Jota como embaixador da marca para inspirar estudantes
  • Sicredi lança campanha “Cooperar é da nossa natureza” para o fim de ano

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.