14 de agosto de 2019

Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação abordará temas que impactam toda a sociedade

A quinta edição do “Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação” será realizada nos dias 30 e 31 de outubro, no Auditório do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos (SENAI CETIQT), localizado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro (RJ). A Abiquim é associada da Aberje.

O Seminário terá os temas: “Intensificação de Processos”, “Química do CO2“, “Economia Circular” e “Mobilidade Urbana”. Segundo o coordenador da Comissão Temática de Tecnologia, Rafael Pellicciotta, os painéis foram definidos com base na importância desses temas para a indústria química e para a sociedade, de uma forma geral.

Sobre o painel “Química do CO2“, Pellicciotta explica que o tema foi escolhido, pois foram identificadas como são relevantes as linhas de desenvolvimento tecnológico para uso de CO2 como matéria-prima. “Um dos benefícios seria a captura do CO2com consequente redução de seu impacto no efeito estufa”.

O coordenador da Comissão de Tecnologia explica que o tema “Economia Circular” vem sendo tratado globalmente. “Trata-se de um modelo de processo produtivo sustentável, onde o resíduo gerado tem um valor e pode ser transformado em novos produtos. Para que essa logística reversa aconteça de fato, é preciso um movimento de reeducação da indústria, de seus parceiros e da sociedade, de uma forma geral”.

Sobre a “Intensificação de Processos”, termo usado para definir processos de produção mais eficientes e com menor número de etapas e, consequentemente, menos tempo e menos volume, Pellicciotta explica que isso pode impactar na competitividade das empresas. “Na indústria química, por exemplo, principalmente no desenvolvimento de novos produtos que ainda não têm grande escala, um processo intensificado de produção pode levar a investimentos menores por tonelada de produto”, informa Pellicciotta.

O tema “Mobilidade Urbana” foi escolhido por ser um assunto atual que tem impactado diretamente as cadeias produtivas. “A sociedade está evoluindo e as cidades estão cada vez mais utilizando tecnologias inteligentes, oferecendo mais qualidade de vida para a população. A redução da emissão de gases do efeito estufa é um dos principais desafios dessas cidades inteligentes e, nesse contexto, os meios de transporte também estão mais modernos, ajudando na redução da emissão de CO2“.

O “Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2019” tem o patrocínio das associadas da Aberje Rhodia Solvay e Unipar e também de Ambipar, Croda, Elekeiroz e Umicore. Clique aqui para fazer sua inscrição para o Seminário.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *