PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
01 de agosto de 2019

A Gazeta investe em tecnologia digital, lança novo site de notícias e reformula impresso para fim de semana

Thalita Dominato, THALITA DOMINATO
(ANNA) CHRISTINA BASTOS MARIN
 
  • COMPARTILHAR:

A Rede Gazeta, de Vitória (ES), associado da Aberje anunciou, na tarde de quarta-feira (31), uma mudança profunda na produção e distribuição de notícias: para acompanhar os novos hábitos de consumo de suas audiências, a empresa vai investir mais para melhorar e ampliar suas operações digitais e reduzirá seus produtos impressos. A partir desta sexta-feira (02) o jornal Notícia Agora (Na!) será descontinuado. Já o jornal A Gazeta terá um novo, sofisticado e mais dinâmico site e uma variedade de outros produtos digitais, enquanto sua edição impressa passará de diária a semanal a partir de 30 de setembro. 

A estratégia para reformular o jornal A Gazeta é resultado do projeto TDigital, que vem sendo desenvolvido há um ano e meio por uma equipe multidisciplinar da Rede Gazeta. O trabalho também envolveu a participação de consultores internacionais, viagens de estudos a vários países e parcerias em projetos com empresas globais como Google, Facebook e Apple. 

Uma das premissas do projeto é levar, para dentro da Redação de A Gazeta, especialistas em inteligência artificial, SEO, marketing e análise de dados para indicar estratégias de distribuição de conteúdo para melhor servir às audiências digitais com jornalismo de qualidade multiplataforma e em tempo real. Esse grupo formará a chamada Sala de Performance e atuará em conjunto com os jornalistas, para ampliar o alcance das notícias e a fidelização de leitores/assinantes.

Para ancorar esta nova fase, o Gazeta Online se transformará em um novo site, planejado para alcançar dois tipos de público: por volume de tráfego on-line, com notícias gratuitas e de interesse público, que geram repercussão e buzz em redes sociais; e premium, que são os interessados em análises, opiniões e conteúdos exclusivos, mediante cadastro e assinatura. A marca A Gazeta também será entregue em novas newsletters diárias, podcasts e por aplicativos de voz desenvolvidos por Apple e Google. “O projeto TDigital reflete o que está acontecendo no mundo. A forma de se comunicar mudou e os hábitos das pessoas também. Os leitores têm, claramente, trocado os jornais impressos pela informação em tempo real, na internet. Além disso, o cenário econômico, no Brasil e no mundo, impactou muito o modelo de negócio do jornalismo profissional, o que exigiu uma mudança de posicionamento. A produção e distribuição de jornais impressos diários tornou-se inviável, além de o jornal impresso ser, hoje, um meio ineficiente de distribuir informação atualizada”, diz o diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg. 

CUSTOMIZAÇÃO – O projeto TDigital não se restringe à migração do jornal impresso para o formato digital. As novas plataformas digitais de A Gazeta trazem ferramentas de medição de tráfego, hábitos de consumo dos internautas e performance das notícias. O sistema ainda possibilita a distribuição customizada de conteúdo em diversos formatos, de acordo com o perfil do leitor, seus hábitos de consumo de informações e geolocalização. 

A nova plataforma foi desenvolvida por equipes de desenvolvimento digital do próprio grupo, que agregou as principais inovações do jornalismo on-line. Segundo Café, o processo de transformação de A Gazeta vai resultar em mais oportunidades de negócios. “Com ajuda da inteligência artificial, vamos poder conhecer melhor os nossos clientes e, a partir daí, poderemos pensar soluções e ofertas de mídia não só para quem navega no site de A Gazeta, mas também para o mercado anunciante, que vai conseguir dialogar melhor com seu público-alvo”, ressaltou. 

A transformação digital, no entanto, não vai resultar no fim dos jornais impressos da Rede Gazeta. Na primeira semana de outubro, será lançada uma edição semanal impressa de A Gazeta, que circulará aos sábados na Grande Vitória e nas principais cidades do Espírito Santo. 

Esse novo jornal foi pensado para aquele leitor que mantém a predileção pelas páginas em papel e que faz questão de uma leitura analítica para formar opinião, como complemento às informações em tempo real que recebem on-line. A Gazeta de fim de semana será um novo produto, diferente da edição diária à qual o leitor já está acostumado. Ela vai trazer matérias especiais, textos aprofundados de colunistas e articulistas, além de reportagens exclusivas sobre o cotidiano do capixaba. 

A Revista.ag também será reformulada e passa, a partir do primeiro fim de semana de outubro, a publicar mais conteúdo jornalístico sobre lifestyle, comportamento, relações familiares, entretenimento e serviços. Assim como ela, os cadernos Motor e Imóveis circularão com o novo jornal impresso. 

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer

Notícias do Mercado

  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos
  • Pravaler anuncia Joel Jota como embaixador da marca para inspirar estudantes
  • Sicredi lança campanha “Cooperar é da nossa natureza” para o fim de ano

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.