18 de junho de 2019

Renault inaugura Renault Lab em curitiba em parceria com o Sistema FIEP

A Renault, associada da Aberje, inaugurou o Renault Lab na unidade do Sistema Fiep da CIC, em Curitiba. O novo espaço de inovação tem foco no desenvolvimento de tecnologias voltadas à mobilidade sustentável, com ênfase em veículos elétricos. O objetivo é conectar profissionais, empresas, investidores e universidades na busca por soluções sustentáveis para mobilidade elétrica. “Com a inauguração desse espaço, a Renault quer continuar fomentando a inovação e estimulando o desenvolvimento de projetos de mobilidade elétrica e sustentável”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

 

 

Tecnologia e inovação é uma das principais linhas de atuação do Sistema Fiep, do qual o Senai no Paraná faz parte. A unidade da CIC, onde o Renault Lab está localizado, é um ambiente com forte ecossistema de inovação. São mais de 58 mil m² ocupados com salas de aula, espaços de manufatura, FabLab e em breve, uma Aceleradora de Startups (a segunda do Sistema Fiep na capital paranaense). Além disso, na unidade é ofertada a pós-graduação em Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos. Também não se pode esquecer do papel fundamental do Senai no Paraná na implantação da indústria automobilística no estado, já que formou e continua formando os profissionais para atuar no setor.

Para Tânia Rinaldi, gerente da unidade Senai CIC, o Renault Lab é um espaço para que os estudantes do Sistema Fiep, desde o Colégio Sesi e Senai, até das Faculdades da Indústria, desenvolvam o pensamento crítico e a capacidade de solucionar problemas reais. “O espaço colaborativo é ideal para colocar ideias em prática. Aqui os alunos serão pesquisadores ativos”, comenta.

O Renault Lab é o primeiro dentro de uma faculdade e passa a fazer parte do ambiente de inovação da marca, que já conta com o Creative Lab, na fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, o America Digital Hub e o Renault Lab localizado no Cubo Itaú, ambos em São Paulo. “A inovação é o motor do crescimento para a engenharia. O objetivo do Renault Lab no Sesi CIC é transformar as boas ideias em realidade.”, afirma Pascal Moulinier, diretor do RTA – Renault Tecnologia Américas.

MOBILIDADE – A Renault entregou os primeiros carros 100% elétricos para a administração de Fernando de Noronha. Os seis veículos – 3 Zoe, 2 Twizy e 1 Kangoo Z.E. – foram cedidos para uso oficial da Administração local em regime de comodato.

A parceria da Renault com a Administração da ilha faz parte do Projeto Noronha Carbono Zero, para a circulação dos carros 100% elétricos em Fernando de Noronha, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade desde 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além da entrega dos veículos, a Renault abriu a venda de carros 100% elétricos para moradores de Fernando de Noronha.

A partir de 10 de agosto de 2022 está vetada a entrada de carros, motos, ônibus e caminhões que emitem dióxido de carbono, permitindo apenas a circulação de unidades já presentes na ilha. A nova legislação ainda prevê, de 2030 em diante,a retirada da ilha de todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel.

Em abril, a Renault inaugurou no Cubo Itaú a iniciativa de carsharing do Zoe, solução de mobilidade compartilhada e 100% elétrica, para os mais de mil residentes do Cubo Itaú e para os mais de 300 colaboradores da Renault que ficam no escritório da Vila Olímpia, em São Paulo.

A iniciativa de carsharing para os colaboradores de São Paulo é uma continuidade do lançamento que a Renault fez no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, no Paraná, que após uma prova de conceito (POC) passou a oferecer o sistema de carsharing para todos os colaboradores da Renault. Por meio do aplicativo Renault Mobility, a marca disponibiliza os veículos de frota para uso compartilhado. O colaborador pode reservar um veículo em qualquer horário e dia da semana, retirá-lo e devolvê-lo local de trabalho.

Outra iniciativa de carsharing foi em parceria com a MRV em um condomínio de Belo Horizonte, Minas Gerais. Neste caso os moradores tiveram à disposição duas unidades do Zoe para uso compartilhado. Em breve outro projeto como esse será lançado em um condomínio da MRV em São Paulo.

 

 Projetos de mobilidade no mundo
• Moov’in Paris: serviço de compartilhamento de veículos para reserva imediata. Projeto desenvolvido na França que oferece 100 Zoe e 20 Twizy para uso compartilhado, pelo preço de 0,39 euros por minuto. A reserva é feita por meio de um aplicativo. O serviço está disponível em Paris e em Clichy.
• Zity: serviço de compartilhamento de veículos, possui mais de 650 Zoe em Madri, na Espanha.
• Smart Island: projeto com parceiros privados e governamentais que reúne conceitos de Smart Grids, veículos conectados, inteligentes, eco-friendly e segunda vida de bateria. Dois exemplos são Porto Santo, com 14 Zoe e 6 Kangoo Z.E., e Belle-Ile-En-Mer, com 18 Zoe e 2 Kangoo Z.E..
• Renault Mobility: serviço de compartilhamento de veículos por meio de aplicativo, disponível em Paris, com possibilidade de reservas.
• Marcel: serviço de aluguel de veículo elétrico Zoe com motorista disponível 24h todos os dias na semana, também em Paris.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *