PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
13 de julho de 2018

Vivo firma compromissos pela diversidade LGBT+

Thalita Dominato, THALITA DOMINATO
(ANNA) CHRISTINA BASTOS MARIN
 
  • COMPARTILHAR:

A Vivo anuncia, neste final de junho, seu compromisso formal com a promoção da diversidade. Torna-se a primeira empresa do setor de telecomunicações a integrar o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ e a aderir aos Padrões de Conduta para Empresas – enfrentando a discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, pessoas trans e intersexo, parte do movimento Livres & Iguais, da ONU.A adesão a duas das principais iniciativas relacionadas ao tema no Brasil e no mundo, endossa a busca da empresa pelas melhores práticas a favor da igualdade e do respeito às diferenças no ambiente corporativo.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Center for Talent Innovation, mais de 60% dos funcionários LGBT+ no Brasil ainda preferem esconder sua orientação sexual no trabalho para não sofrer discriminação ou preconceito. Com 34 mil colaboradores, a Vivo quer dar oportunidades para que este público se sinta incluído e respeitado dentro da organização. “Estamos no início de uma grande jornada pela diversidade. A adesão aos dois movimentos reflete o nosso compromisso em acolher e garantir que a comunidade LGBT+ se sinta representada e valorizada. Também deixa claro que discriminação e preconceito não são tolerados pela companhia”, revela a VP de Assuntos Corporativos da Vivo, Camilla Tápias. “Mais uma grande empregadora no Fórum de Empresas e Direitos LGBT+  significa mais chances desse conjunto de grandes empresas dizerem um grande não à discriminação e um imenso sim à diversidade como valor. A Vivo tem uma liderança comprometida com diversidade, é moderna e não é por acaso que se torna a primeira empresa do setor no Fórum”, afirma Reinaldo Bulgarelli, Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+.

Entre as iniciativas da Vivo para cumprir seu compromisso com a comunidade LGBT+ está o envolvimento da alta gestão com a causa, o lançamento de uma Política de Diversidade e a criação de subcomitês de Gênero, PCDs, Raça e LGBT+, liderados por membros que se relacionam com o tema. “Nosso principal desafio nos comitês é criar uma mudança cultural pautada no respeito, tanto das pessoas que estão recebendo estas ações de sensibilização, quanto das que estão promovendo” revela Henrique Guimarães de Castro Bosco, colaborador e membro do subcomitê LGBT+ da Vivo.

A empresa também estimula a participação em grupos de afinidade, onde colaboradores voluntários podem participar. Como política de inclusão interna, a Vivo também autoriza a inclusão de cônjuges de casais homoafetivos no plano de saúde.

As iniciativas têm por objetivo identificar oportunidades de avanço e fomentar novas ações para promover o respeito aos direitos, a igualdade de oportunidades e o tratamento justo às pessoas LGBT, trabalhando principalmente o pertencimento e o engajamento do público interno. Externamente, a empresa também promove campanhas publicitárias que valorizam as novas composições familiares.

Engajamento – Para que todos tomem parte desta iniciativa, a empresa está lançando internamente uma campanha de engajamento em que convida seus colaboradores a assinar digitalmente o compromisso com a diversidade. A ação tem o mote “Respeito, uma ideia para assinar embaixo”.

Política global – As iniciativas da Vivo, marca da Telefônica no Brasil, aderem à Política Global de Diversidade e Inclusão da empresa, que trabalha a sensibilização dos gestores, mudanças no processo de recrutamento e seleção, entre outras medidas. Em 2016, a empresa tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU do +Mulher 360. Em apenas dois anos, avançou de 15% para 21% o número de mulheres em cargos de liderança e trabalha para garantir avanços progressivos em todos os níveis hierárquicos, com o desafio de atingir 30% de executivas até 2020.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.