Gustavo Pinto Gachineiro é o novo vice-presidente Jurídico e de Relações Institucionais da CPFL Energia

O advogado Gustavo Pinto Gachineiro foi eleito como o novo vice-presidente Jurídico e de Relações Institucionais da CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro. O executivo passará a responder pela vice-presidência responsável pelas áreas Jurídica, Sustentabilidade e Comunicação Empresarial e Relações Institucionais, além do Instituto CPFL.
Graduado pela Faculdade de Direito do Largo do São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), Gachineiro possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas (ISAE – FGV). O executivo acumula mais de 20 anos de atuação em grandes empresas brasileiras e multinacionais, com vasta experiência nas áreas Jurídica, de Relações Institucionais e Regulatórias, Comunicação Corporativa, Sustentabilidade, Relações com a Comunidade, Auditoria e Segurança.
Antes de ser eleito para assumir a posição na CPFL Energia, Gachineiro era vice-presidente de Assuntos Corporativos da Telefônica Brasil (Vivo) desde 2015. Entre 2003 e 2015, acumulou diversas posições de destaque na empresa de telecomunicações GVT. Anteriormente, o executivo também teve passagens por empresas como Elucid, AT&T Brazil, Stiefel Laboratories, Promon Eletrônica e Bardella.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos


































