Paulo Nassar publica artigo sobre Justiça e legitimidade institucional n’O Globo

A edição da última quinta-feira (09) d’O Globo traz o artigo “A Justiça como palimpsesto”, de Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP. Partindo da imagem da estátua da Justiça, Paulo faz um paralelo com o palimpsesto – um manuscrito reescrito ao longo do tempo, mas que preserva marcas de inscrições anteriores – para mostrar como diferentes civilizações projetaram nessa representação seus valores, conflitos e expectativas. Sob essas sucessivas camadas históricas permanecem os fundamentos que sustentam a própria ideia de legitimidade institucional.
O artigo também analisa o significado dos principais símbolos associados à Justiça, como a venda, a balança e a espada, relacionando-os à tradição filosófica e jurídica ocidental. Paulo lembra que instituições não se mantêm apenas por normas ou estruturas formais, mas pela capacidade de inspirar confiança e serem reconhecidas como legítimas pela sociedade.
De acordo com Paulo, no contexto contemporâneo de polarização e desconfiança, as crises institucionais também atingem o plano simbólico, ao colocarem em disputa os significados compartilhados que sustentam o pacto coletivo. Assim, a permanência da imagem da Justiça ao longo dos séculos reforça a importância de princípios comuns capazes de orientar a vida em sociedade.
ARTIGOS E COLUNAS
Rodrigo Amaral O que uma simples corrida de rua pode nos mostrar sobre análise de dadosIsabela Esteves A transparência, sozinha, já não sustenta uma boa reputaçãoLetícia Tavares Comunicação Relacional como fator de proteção da saúde mental
Destaques
- Visita do Idesam à Aberje reforça aproximação entre as instituições
- Comunidade Aberje pode sugerir pautas e fontes para o Valor Setorial Comunicação Corporativa 2026
- Encontro do Capítulo Centro-Oeste em Brasília debate integração entre Comunicação e Relações Governamentais
Notícias do Mercado
- Folha lança site C-Level e amplia cobertura de negócios e finanças
- CNseg reformula o portal Notícias do Seguro
- Curso de Relações Públicas da ECA-USP celebra 60 anos com debates sobre trajetória e futuro da profissão
































