Evento “Mineração por Elas” debate comunicação e reputação no setor mineral

A primeira edição do “Mineração por Elas: Comunicação e Reputação” reuniu, na última terça-feira (07), em Belo Horizonte, mais de 100 profissionais para discutir práticas, métricas e estratégias voltadas ao fortalecimento da reputação no setor mineral. Realizado em parceria com a Aberje e a Women in Mining Brasil (WIM Brasil), o encontro contou com patrocínio da Orica e apoio do IBRAM.

A programação foi estruturada em torno de três momentos principais. O primeiro painel abordou métricas, indicadores e dados relacionados à reputação da mineração, oferecendo subsídios analíticos para a atuação das áreas de comunicação. Em seguida, uma mesa-redonda reuniu especialistas para discutir caminhos práticos de construção de confiança, credibilidade e presença nos territórios, com ênfase no diálogo com comunidades e no papel das lideranças. O evento foi encerrado com a apresentação de quatro cases, que trouxeram experiências aplicadas e iniciativas voltadas à geração de valor reputacional nas organizações.
Paula Hermont, gerente de interlocutores na diretoria de Licenciamento Ambiental e Regulatório da Vale e diretora do Capítulo Sudeste 2 – MG da Aberje, destacou o caráter estruturante do tema para o setor e a relevância da mobilização observada. “A proposta foi criar um espaço qualificado para discutir reputação de forma prática, conectando dados, gestão e experiências concretas. A participação expressiva e o nível das trocas reforçam a centralidade desse tema para a mineração”, afirmou.
Segundo ela, o encontro também evidenciou a necessidade de alinhar discurso e prática na construção reputacional. “Falamos sobre confiança, credibilidade, presença nos territórios e coerência nas ações. São elementos que exigem continuidade e consistência para gerar resultados efetivos”, disse.
“Falar sobre engajamento feminino na mineração é muito importante, principalmente pelo papel que todas as mulheres ocupam na mineração, construindo uma nova forma de fazer mineração”, afirmou Annemarie Richter, palestrante, professora e mediadora de conflitos.
A expectativa dos organizadores é dar continuidade ao projeto, com novas edições voltadas ao aprofundamento do debate e à disseminação de boas práticas em comunicação no setor mineral.
ARTIGOS E COLUNAS
Rizzo Miranda Do legado da oralidade ao algoritmo: a humanidade como ponto de chegadaLeila Gasparindo Algoritmos, imprensa e reputação: o que a comunicação corporativa precisa entender agoraPaulo Nassar A narrativa em pedra, vidro e aço
Destaques
- Evento “Mineração por Elas” debate comunicação e reputação no setor mineral
- Capítulo Aberje Nordeste debate relações governamentais como ativo estratégico em Salvador
- Valor Econômico destaca pesquisa da Aberje com Ponto MAP e V-Tracker sobre percepção de reputação
Notícias do Mercado
- Race Comunicação assume PR da Cepêra Alimentos
- AND, ALL anuncia executiva de Novos Negócios
- Livro de Marlene Marchiori propõe abordagem estratégica da comunicação no agronegócio





























