Aberje articula no Congresso a criação do Dia Nacional da Comunicação Organizacional

A Aberje esteve no escritório do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) para apresentar o pleito de criação do Dia Nacional da Comunicação Organizacional, a ser celebrado em 8 de outubro, data de fundação da entidade. Participaram do encontro Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e Professor Titular da ECA-USP, Hamilton dos Santos, diretor-executivo, e Carlos Parente, professor da Escola Aberje de Comunicação.
Durante o encontro, a diretoria da associação destacou a importância de reconhecer oficialmente a contribuição dos profissionais de comunicação para o desenvolvimento das empresas, para o fortalecimento da governança corporativa e para o crescimento econômico do país. A proposta é que a data marque, anualmente, os avanços da área e o papel estruturante da comunicação na geração de valor, reputação e confiança nas organizações.
Fundada em 8 de outubro de 1967, a Aberje é uma organização profissional e científica, sem fins lucrativos e apartidária, dedicada a fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições brasileiras. A associação acompanhou a evolução do campo, que deixou de estar restrito à produção editorial interna para assumir uma função estratégica ligada à reputação, ao relacionamento com públicos, à gestão de riscos e à governança.
Hoje, a Aberje reúne mais de 1.000 empresas associadas, distribuídas em 54 ramos de atividade, cujo faturamento representa cerca de 44% do PIB nacional e que empregam aproximadamente 3,8 milhões de trabalhadores diretos. Sua comunidade é composta por cerca de 10 mil profissionais e integra uma rede ampliada com mais de 30 mil conexões em cinco continentes.
A criação do Dia Nacional da Comunicação Organizacional, em 8 de outubro, busca reforçar a relevância institucional do reconhecimento da comunicação empresarial como atividade estratégica para a democracia, para a transparência e para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
ARTIGOS E COLUNAS
Eduardo Barreto Conteúdo em Série: a conexão com a Geração ZPaulo Nassar O minuto que revela quem somosVívian Rio Stella O desafio de comunicar e desmistificar um setor: memória, experiência e o aprendizado no Museu da Cortiça
Destaques
- Aberje articula no Congresso a criação do Dia Nacional da Comunicação Organizacional
- Escola Aberje amplia oferta de formação em Inteligência Artificial para comunicadores
- Reputação da Amazônia no pós-COP30 exige estratégia permanente e protagonismo local
Notícias do Mercado
- PRGN Latam Up amplia presença regional com incorporação da IDDEA Comunicaciones
- Animus anuncia lançamento de plataforma para gestão de investimento social no SXSW 2026
- FSB Comunicação assume relações públicas do Sindepat



























