Morre Fábio França, docente e referência em Relações Públicas

Morreu na última segunda-feira (09) o professor Fábio França, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Com formação em Filosofia e Psicologia, construiu trajetória relevante como executivo de Relações Públicas por mais de 20 anos em empresas nacionais e internacionais, além de atuar como docente em cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições brasileiras.
França foi autor de obras de referência para o campo da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas, entre elas “Públicos – Como identificá-los em nova visão estratégica”; “Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos”, com James E. Grunig e Maria Aparecida Ferrari; “Manual da Qualidade em Projetos de Comunicação”, com Sidinéia Gomes Freitas; “A Comunicação como Estratégia de Recursos Humanos”, com Gutemberg Leite; e “Relaciones Públicas: naturaleza, función y gestión en las organizaciones contemporáneas”, com Maria Aparecida Ferrari, publicada pela editora La Crujía, de Buenos Aires. Atuava também como consultor de Relacionamentos Corporativos e de Comunicação Organizacional.
Para Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, a morte de França representa uma perda significativa para o campo. “Ao longo de sua trajetória, Fábio teve atuação relevante em grandes organizações, como a Caterpillar, e contribuiu de forma significativa para a evolução do pensamento estratégico e teórico da área, especialmente nas décadas de 1980 e 1990. Seu trabalho deixou um legado importante para o desenvolvimento das Relações Públicas no Brasil. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas.”
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Educação, comunicação, Bernardinho e como tudo transformaElizeo Karkoski (Des)Tendências para a Comunicação Interna em 2026Paulo Nassar Beethoven contra o ruído do mundo
Destaques
- Aberje e VLI promovem palestra sobre mediação de conflitos em BH
- Brasilidade em alta: identidade nacional vira ativo na comunicação das empresas
- Paulo Nassar debate melancolia como sinal de lucidez em tempos de crise no Revista CBN
Notícias do Mercado
- Morre Fábio França, docente e referência em Relações Públicas
- Rodolfo Araújo lança livro de poemas “Sujeito” em São Paulo
- FSB Holding lança produtora Aurora e amplia ecossistema audiovisual





























