Aberje define “O Valor da Reputação” como Tema do Ano para 2026

A Aberje elegeu “O Valor da Reputação” como o tema do ano para 2026. Todos os anos, a associação escolhe um tema que permeia suas atividades com o objetivo de desenvolver e amadurecer o debate em torno dele sob a ótica da comunicação empresarial. O tema escolhido ressalta o papel da reputação na redução de assimetrias de informação, na construção de confiança e na geração de valor para empresas e para a sociedade.
“Cada vez mais, ser um profissional de comunicação dentro das empresas e instituições significa trabalhar e desenvolver a sua reputação. Ela é o elo que transforma coerência em confiança e confiança em valor, influenciando decisões e significando a própria existência organizacional”, explica Paulo Nassar, professor titular da ECA-USP e diretor-presidente da Aberje.
O tema propõe que a reputação seja entendida como o saldo das percepções construídas ao longo do tempo, que pode funcionar como um mecanismo de redução dos custos de transação, permitindo que a confiança opere mesmo em contextos de informação incompleta. Essa condição é decisiva para a competitividade, o crescimento e a capacidade das empresas de sustentar relações duradouras com seus diferentes públicos.
Para Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, o tema reflete o atual patamar de maturidade, no qual a reputação demanda um debate conceitual ao mesmo tempo que passa a ser compreendida como instrumento central de gestão e do valor empresarial. “No esforço de conceituar e compreender melhor a natureza do sentimento da busca pela boa fama, isto é, a boa reputação, é importante distinguir reputação de vaidade. A vaidade destrói valor ao passo que a reputação constrói. A vaidade é um “sentimento violento” e que pode colocar um bom projeto de reputação a perder se ela tiver mais espaço do que a dose natural e saudável que todos nós temos”, ressalta Hamilton. Ele ainda comentou o tema em post em seu perfil no LinkedIn.
Em artigo publicado na revista Valor Setorial Comunicação Corporativa, intitulado “A comunicação e o valor econômico da reputação”, a diretoria da associação defende que, com a reformulação das métricas aplicadas, a reputação passou a oscilar entre a subjetividade das emoções e a objetividade dos indicadores, o que demanda uma atenção especial e renovada para o tema.
Ao longo de 2026, o Tema do Ano da Aberje convida organizações a refletirem sobre como traduzir expectativas sociais em sinais concretos de credibilidade, fortalecendo a confiança em um ambiente de múltiplas crises e transformações.
O Tema do Ano é definido a partir de reuniões entre as instâncias de governança da entidade, além de orientar as atividades, debates e publicações ao longo de 2026.
ARTIGOS E COLUNAS
Carina Almeida O que nos diferencia da IAPatricia Marins Por que o “rage bait” é uma cilada corporativaThaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2025: comunicação em meio à tensão e oportunidades
- Aberje define “O Valor da Reputação” como Tema do Ano para 2026
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2025 avalia desafios do setor em meio a polarização e pressões no orçamento
Notícias do Mercado
- Grupo Textual amplia atuação e conquista novas contas corporativas e institucionais
- Oficina lança e-book gratuito sobre tendências para gestão de reputação em 2026
- FSB Holding anuncia Patrícia Fumagalli como Chief of Digital and AI Officer

































