Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

A B3 apresentou nesta segunda-feira (08) seu novo posicionamento de marca. A atualização reflete um momento estratégico da companhia, que amplia seu papel no mercado para além da operação da bolsa de valores, fortalecendo produtos, serviços, tecnologia, dados e iniciativas institucionais, inclusive de impacto social e cultural. A B3 é associada à Aberje.
O reposicionamento, desenvolvido pela consultoria Tátil Design, preserva elementos reconhecidos da identidade visual, como os colchetes, agora expandidos em cor, textura e movimento, permitindo maior versatilidade em diferentes contextos: da economia às cidades, da cultura aos múltiplos públicos que se relacionam com a B3. O sistema também introduz a B3 Sans, tipografia proprietária que reforça clareza e dinamismo.
Segundo Patrícia Viegas, gerente de Marca e Patrocínios da B3, o reposicionamento é fruto de um processo de mais de um ano e meio, construído de dentro para fora e conectado à evolução recente da companhia. “Somos uma marca jovem – que nasceu em 2017, após a fusão da BM&FBovespa com a Cetip, mas com um legado de mais de 130 anos. Nos últimos anos, ampliamos negócios, diversificamos receitas, avançamos em dados e tecnologia e aprofundamos nossa atuação junto aos investidores. A marca precisava acompanhar essa transformação”, afirma. “O novo posicionamento projeta uma B3 mais contemporânea, plural e integrada ao ecossistema financeiro, reforçando nosso papel como meio entre pessoas que querem investir e empresas que precisam de capital para crescer”, explica.
Patrícia destaca que o sistema foi pensado para dialogar tanto com o investidor pessoa física quanto com o mercado. “Queremos mostrar que investir é para todos e que o mercado pode ser acessível, transparente e democrático. Por isso, construímos uma linguagem elástica, capaz de falar com todos os públicos com os quais nos relacionamos: empresas listadas, bancos, corretoras e investidores, dos iniciantes aos mais experientes”, diz. “Se nosso legado é sempre atual, não se trata de ruptura, mas de maturidade. Estamos ampliando significados, não apagando o que já construímos”, explica Patrícia.
O novo posicionamento se apoia em quatro direcionadores estratégicos: Legado sempre atual, com o compromisso de seguir evoluindo com experiência do que nos trouxe até aqui; Investimento no amanhã, com forte integração à agenda ESG; Construção conjunta com o mercado, reforçando a lógica de ecossistema; Patrimônio brasileiro, projetando o país e seus ativos para o mundo. Esses princípios norteiam toda a expressão visual e verbal da marca e passam a orientar também patrocínios, conteúdos, experiências e campanhas. Os patrocínios seguem como plataforma de experiência de marca, especialmente na pauta cultural, área em que a B3 é uma das maiores apoiadoras do país, com iniciativas voltadas à democratização de acesso, com dias gratuitos em vários dos principais museus do país.
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