Diálogos Supera BA debate engajamento, cultura e papel da comunicação

A 7ª edição do evento Diálogos Supera | BA, realizado no Auditório da Sede da Neoenergia Coelba em Salvador no dia 11 de novembro, reuniu quase 100 profissionais para debates sobre o presente e o futuro da Comunicação Interna e da Cultura Organizacional. A iniciativa faz parte do projeto de compartilhamento de inteligência e networking da Supera Comunicação, que já acumula 42 edições em várias capitais brasileiras desde 2016. O evento contou com o apoio da Neoenergia Coelba, do Salvador Bahia Airport, da plataforma multicanal Progic, da THAP Brindes Corporativos e do serviço digital de curadoria e distribuição de conteúdo Sinapse. Neoenergia Coelba, Salvador Bahia Airport, Progic e Sinapse são associadas à Aberje.
A programação abordou a evolução da CI como função estratégica, orientada à geração de resultados e à construção de narrativas que auxiliem as equipes a compreender e participar de processos de transformação. A sessão inaugural, “Insights de Comunicação Interna”, conduzida por José Luis Ovando, sócio-diretor de Estratégia e Atendimento da Supera Comunicação, apresentou os pilares Reconhecimento, Engajamento e Gestão da Transformação, além de ressaltar o papel da escuta e da interpretação de sinais internos como atribuição central do comunicador.
O painel dedicado ao Employee Value Proposition discutiu a conexão entre a narrativa da marca empregadora e a experiência cotidiana dos colaboradores. Moderado por Sandra Barroca, gerente de Comunicação Corporativa da BAMIM, contou com Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação da Motiva Metrô Bahia; Luana Nunes, chefe da Unidade de Comunicação Empresarial da Embasa; e Thaíse Muniz, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Os participantes trataram da relação entre pertencimento, reputação interna e programas de embaixadores da marca.
O painel seguinte examinou os rituais organizacionais como mecanismos de tradução da cultura no dia a dia. Com moderação de Cíntia Liberato, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Bracell, reuniu Bruno Galba, gerente de Comunicação e Marketing do Grupo André Guimarães; e Cristiano Sampaio, gerente de Comunicação da Bahia Gás. O debate destacou que rituais devem refletir valores e comportamentos, exigindo participação ativa da liderança e articulação entre Comunicação e Recursos Humanos.
Aliança entre CI e RH
A relação entre CI e RH foi aprofundada em painel conduzido por Luciana Gutmann, diretora de Comunicação e Engajamento da Brazilian Nickel, com Carla Alcântara, supervisora de Gente & Gestão da Priner; e Daniel Bomfim, senior business partner de RH da Braskem. O grupo discutiu o papel das duas áreas na transformação de valores em práticas e narrativas, a gestão de desvios culturais e a construção de credibilidade da liderança. Também abordou a mensuração do impacto do engajamento na gestão de pessoas.
O tema da memória institucional foi tratado em palestra com Délia Coutinho, coordenadora de Comunicação da Fecomércio-BA; e Liana Garrido Fontenelle, responsável pelo Centro de Memória da Novonor. As convidadas discutiram o uso dos acervos como fonte de informação para narrativas corporativas e como instrumento de reforço da identidade organizacional. O papel do comunicador foi apresentado como o de curador, responsável por organizar e dar materialidade ao conteúdo histórico.
O espaço de benchmarking “Comunicação Interna Estratégica e Engajamento em ambientes complexos”, moderado por José Luis Ovando, reuniu três cases apresentados por Mirelly Hora, especialista em Comunicação da Neoenergia, Ana Isabel dos Santos, Head of Community Engagement & Site Communications LATAM da Bayer; e Evandro Boltazar, Coordenador de Comunicação e Marca para Bahia da Suzano. Os relatos enfatizaram segmentação, comunicação presencial e capacitação de empregados como agentes de disseminação de informações.
Tecnologia e mensuração
O encerramento ocorreu com o painel “Tecnologia e mensuração”, sobre o uso de ferramentas digitais e inteligência artificial na análise de resultados. Participaram Carlos Prates, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Concessionária Ponte Salvador Itaparica, e Rodrigo Cabral, diretor de Mercado e Cliente e Sócio-Diretor da Progic, com moderação de Camila Giuliani, coordenadora de Comunicação da Novonor e da Fundação Norberto Odebrecht. O debate tratou de aplicações como chatbots personalizados, da necessidade de alinhamento entre métricas de comunicação e indicadores do negócio e do papel da CI na formação de consciência crítica entre colaboradores.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































