PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
24 de novembro de 2025

Diálogos Supera BA debate engajamento, cultura e papel da comunicação

Salvador recebeu discussão sobre EVP e experiência do colaborador, ritos na cultura organizacional e memória institucional
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A 7ª edição do evento Diálogos Supera | BA, realizado no Auditório da Sede da Neoenergia Coelba em Salvador no dia 11 de novembro, reuniu quase 100 profissionais para debates sobre o presente e o futuro da Comunicação Interna e da Cultura Organizacional. A iniciativa faz parte do projeto de compartilhamento de inteligência e networking da Supera Comunicação, que já acumula 42 edições em várias capitais brasileiras desde 2016. O evento contou com o apoio da Neoenergia Coelba, do Salvador Bahia Airport, da plataforma multicanal Progic, da THAP Brindes Corporativos e do serviço digital de curadoria e distribuição de conteúdo Sinapse. Neoenergia Coelba, Salvador Bahia Airport, Progic e Sinapse são associadas à Aberje.

A programação abordou a evolução da CI como função estratégica, orientada à geração de resultados e à construção de narrativas que auxiliem as equipes a compreender e participar de processos de transformação. A sessão inaugural, “Insights de Comunicação Interna”, conduzida por José Luis Ovando, sócio-diretor de Estratégia e Atendimento da Supera Comunicação, apresentou os pilares Reconhecimento, Engajamento e Gestão da Transformação, além de ressaltar o papel da escuta e da interpretação de sinais internos como atribuição central do comunicador.

O painel dedicado ao Employee Value Proposition discutiu a conexão entre a narrativa da marca empregadora e a experiência cotidiana dos colaboradores. Moderado por Sandra Barroca, gerente de Comunicação Corporativa da BAMIM, contou com Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação da Motiva Metrô Bahia; Luana Nunes, chefe da Unidade de Comunicação Empresarial da Embasa; e Thaíse Muniz, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Os participantes trataram da relação entre pertencimento, reputação interna e programas de embaixadores da marca. 

O painel seguinte examinou os rituais organizacionais como mecanismos de tradução da cultura no dia a dia. Com moderação de Cíntia Liberato, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Bracell, reuniu Bruno Galba, gerente de Comunicação e Marketing do Grupo André Guimarães; e Cristiano Sampaio, gerente de Comunicação da Bahia Gás. O debate destacou que rituais devem refletir valores e comportamentos, exigindo participação ativa da liderança e articulação entre Comunicação e Recursos Humanos.

Aliança entre CI e RH

A relação entre CI e RH foi aprofundada em painel conduzido por Luciana Gutmann, diretora de Comunicação e Engajamento da Brazilian Nickel, com Carla Alcântara, supervisora de Gente & Gestão da Priner; e Daniel Bomfim, senior business partner de RH da Braskem. O grupo discutiu o papel das duas áreas na transformação de valores em práticas e narrativas, a gestão de desvios culturais e a construção de credibilidade da liderança. Também abordou a mensuração do impacto do engajamento na gestão de pessoas.

O tema da memória institucional foi tratado em palestra com Délia Coutinho, coordenadora de Comunicação da Fecomércio-BA; e Liana Garrido Fontenelle, responsável pelo Centro de Memória da Novonor. As convidadas discutiram o uso dos acervos como fonte de informação para narrativas corporativas e como instrumento de reforço da identidade organizacional. O papel do comunicador foi apresentado como o de curador, responsável por organizar e dar materialidade ao conteúdo histórico.

O espaço de benchmarking “Comunicação Interna Estratégica e Engajamento em ambientes complexos”, moderado por José Luis Ovando, reuniu três cases apresentados por Mirelly Hora, especialista em Comunicação da Neoenergia, Ana Isabel dos Santos, Head of Community Engagement & Site Communications LATAM da Bayer; e Evandro Boltazar, Coordenador de Comunicação e Marca para Bahia da Suzano. Os relatos enfatizaram segmentação, comunicação presencial e capacitação de empregados como agentes de disseminação de informações.

Tecnologia e mensuração

O encerramento ocorreu com o painel “Tecnologia e mensuração”, sobre o uso de ferramentas digitais e inteligência artificial na análise de resultados. Participaram Carlos Prates, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Concessionária Ponte Salvador Itaparica, e Rodrigo Cabral, diretor de Mercado e Cliente e Sócio-Diretor da Progic, com moderação de Camila Giuliani, coordenadora de Comunicação da Novonor e da Fundação Norberto Odebrecht. O debate tratou de aplicações como chatbots personalizados, da necessidade de alinhamento entre métricas de comunicação e indicadores do negócio e do papel da CI na formação de consciência crítica entre colaboradores.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.