Pacto Global destaca em relatório ações rumo à COP30 e colaboração da Aberje na formação de comunicadores

O Pacto Global da ONU – Rede Brasil divulgou o Relatório Executivo do Programa Pacto Rumo à COP30, consolidando os principais avanços da iniciativa que mobilizou empresas, especialistas e organizações da sociedade civil em torno da agenda climática. Criado em 2024, o programa buscou aproveitar a realização da COP30, em Belém, como catalisador para ampliar a ambição empresarial, fortalecer práticas de mitigação e adaptação e impulsionar estratégias alinhadas ao Acordo de Paris e ao ODS 13 (tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos).
O Pacto Rumo à COP30 estruturou ações coletivas para incentivar soluções escaláveis e transversais para o setor privado. O relatório destaca a participação de 487 organizações, que somaram 1080 engajamentos empresariais nas 22 iniciativas desenvolvidas. Ao todo, 1576 profissionais foram capacitados e 25 empresas atuaram como líderes nos projetos, apoiados por oito parceiros estratégicos de diferentes áreas do conhecimento e da sociedade civil.
O relatório também destaca a importância da formação e do engajamento de profissionais de comunicação no contexto da COP30. Nesse sentido, a Aberje estabeleceu uma parceria com o Pacto Global – Rede Brasil para desenvolver o curso Missão COP30, destinado a preparar comunicadores corporativos para atuar de forma estratégica e responsável na cobertura e na mobilização relacionadas à conferência.
+Saiba mais sobre o Missão COP30
Realizado em duas edições, o curso formou 70 profissionais de 47 empresas, com apoio da Norsk Hydro e da Alubar. As aulas abordaram a gravidade da crise climática, o papel das COPs e os desafios da comunicação empresarial diante das transformações exigidas pela agenda de sustentabilidade. Como resultado, foi produzido um ebook gratuito que reúne aprendizados, ferramentas e casos práticos para fortalecer a comunicação corporativa sobre temas climáticos.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































