PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
12 de novembro de 2025

Encontro Aberje na COP30 debate a Comunicação para a Transição

Evento em Belém reforça o papel da comunicação na mobilização de ações e na construção de confiança entre setores
Redação Portal Aberje
André Curvello, diretor de Comunicação da CNI; Maurício Gouvea dos Santos, CEO do Grupo Alubar; Rochelle Ford, CEO da Page Society; Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje; e Mônica Alvarez, gerente de Comunicação Corporativa da Alubar Global Management e diretora do capítulo Aberje Amazônia
 
  • COMPARTILHAR:

Em sua principal agenda em Belém, a Aberje promoveu na noite da última terça-feira (11) um encontro que reuniu 60 profissionais de comunicação, entre executivos, conselheiros e especialistas, para discutir como a comunicação corporativa pode atuar como força propulsora da transição climática. Realizado na Casa Rosada, no centro histórico da capital paraense, o evento contou com o patrocínio da Alubar e o apoio institucional da Page Society, da Latam Airlines e da Global Alliance for Public Relations and Communication Management.

+Conheça mais sobre as ações da Aberje para a COP30 

A abertura foi conduzida por Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, e Mônica Alvarez, gerente de Comunicação Corporativa da Alubar Global Management e diretora do capítulo Aberje Amazônia. Ambos destacaram o papel crescente da comunicação como instrumento de engajamento multissetorial e de tradução das pautas globais em ações locais. “A comunicação é a ponte entre ciência, política e sociedade. Se quisermos garantir que os compromissos firmados na COP30 se tornem realidade, precisaremos de narrativas éticas, acessíveis e duradouras. O papel dos comunicadores é assegurar que o futuro não se perca no discurso, mas se consolide em ação”, afirmou Hamilton.

Para Mônica Alvarez, receber a Aberje em Belém durante a COP30 teve um significado especial. “É uma satisfação imensa abrir as portas da nossa casa para a Aberje e ver Belém acolher uma rede que valoriza a comunicação como força de transformação. Como paraense e diretora do capítulo Aberje Amazônia, sinto orgulho de ver nossa região reconhecida como um território estratégico para o diálogo entre empresas, poder público e sociedade civil”, destacou.

Mônica Alvarez, gerente de Comunicação Corporativa da Alubar Global Management e diretora do capítulo Aberje Amazônia

Na sequência, Rochelle Ford, CEO da Page Society, a principal associação mundial de líderes seniores de comunicação, reforçou que a comunicação corporativa deve assumir protagonismo na construção da confiança e no avanço da agenda climática, que, segundo ela, transcende o meio ambiente e envolve também dimensões sociais, econômicas e tecnológicas. “Belém não é apenas um ponto de encontro; é um território simbólico de transformação global. A transição não é apenas ambiental, é também social, econômica, tecnológica e geopolítica. Os comunicadores agora carregam uma dupla responsabilidade: proteger a confiança dos públicos de interesse e acelerar as mudanças de comportamento”, afirmou Ford.

A executiva destacou ainda que o fortalecimento de redes profissionais e entidades associativas é essencial para enfrentar o atual cenário de desinformação e descrédito institucional. Citando Alexis de Tocqueville, ela lembrou que “a ciência da associação é a mãe de todas as ciências”, destacando que a cooperação entre profissionais é vital para sustentar democracias e impulsionar transformações.

O segundo convidado da noite, André Curvello, diretor de Comunicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentou o trabalho da Coalizão Empresarial Brasileira para a COP (SBCOP), lançado pela entidade durante a COP29. Inspirada em fóruns como o G20 e os BRICS, a iniciativa busca fortalecer a representação do setor produtivo nas negociações climáticas, por meio de uma estrutura permanente de diálogo entre empresas e governos.

Formada por empresas de mais de 60 países, a SBCOP consolidou-se como uma voz do setor privado nas conferências da ONU. Curvello destacou que o grupo apresentou ao governo brasileiro 23 prioridades para acelerar as metas climáticas e reuniu 48 casos globais de sucesso, de 14 países, com destaque para 19 iniciativas brasileiras, o maior número entre os participantes. “A SBCOP nasce como um legado do setor produtivo, conectando empresas e governos e disseminando práticas empresariais nas futuras conferências do clima”, afirmou.

A presença da associação em Belém marca apenas o início de uma série de iniciativas durante a conferência. A Aberje continuará sua agenda até o fim da COP30, participando de eventos promovidos por organizações associadas e acompanhando as discussões que ocorrem nas zonas azul e verde, reforçando seu papel ativo na interlocução entre o setor empresarial, a sociedade civil e os fóruns internacionais sobre o clima.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.