Rede Aberje na COP30: Abrafati e Amaggi reforçam compromissos com descarbonização e economia de baixo carbono na COP30

A COP30 será um espaço de destaque para diferentes setores produtivos apresentarem suas contribuições à agenda climática global. A Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) e a Amaggi, ambas associadas à Aberje, vão destacar a relevância da conferência como um marco para o diálogo setorial da indústria de tintas e do agronegócio brasileiro e apresentar soluções que conciliam inovação, produtividade e sustentabilidade.
A Abrafati, entidade que representa a cadeia de tintas no Brasil, participa da conferência com uma programação voltada à descarbonização, à economia circular e ao fortalecimento da governança colaborativa. As ações incluem painéis que apresentarão resultados e boas práticas do Programa Setorial de Sustentabilidade (PSS) e de iniciativas como o Programa Mãos pro Futuro e o Programa Prolata, destacando o papel do setor na transição para uma economia de baixo carbono.
Hoje (11), ao meio-dia, a entidade participa de um painel na Green Zone sobre emissões evitadas pelo Programa Mãos pro Futuro, com Cindy Moreira, gerente de Sustentabilidade da Abrafati; Fabio Brasiliano, da Abihpec; e Jordana Saldanha, diretora-executiva da Abipla. O painel “Programa Setorial de Sustentabilidade: Transformando a Indústria de Tintas rumo à Economia de Baixo Carbono”, que será realizado no dia 14, às 10h00, no Pavilhão do Conselho Federal da Química na Green Zone, vai apresentar as boas práticas e os avanços do Programa Setorial de Sustentabilidade da ABRAFATI, destacando a contribuição do setor de tintas para a transição climática e para o fortalecimento da agenda ESG no setor privado. Por fim, no dia 20, às 14h, Cindy será a mediadora de um painel na Green Zone sobre Economia Circular.
A entidade ressalta que a sustentabilidade está incorporada à missão e à estratégia da indústria de tintas, orientando suas iniciativas de pesquisa, inovação e disseminação de boas práticas. A presença da Abrafati na COP30 tem como objetivo ampliar o diálogo com outros setores e atores globais, além de fortalecer o reconhecimento sobre a contribuição das tintas para a sustentabilidade, tanto pela proteção e durabilidade que oferecem a bens e estruturas quanto pelo potencial de reduzir impactos ambientais em diferentes cadeias produtivas.
Já a Amaggi, maior empresa brasileira de grãos e fibras, levará à conferência discussões sobre o papel do agronegócio na construção de um sistema alimentar mais resiliente e sustentável. Entre suas iniciativas, está a apresentação do programa “Amaggi Regenera”, que combina inovação tecnológica, parcerias e protocolos de certificação próprios para promover práticas agrícolas regenerativas e de baixo carbono.
Segundo Juliana Lopes, diretora de ESG, Comunicação e Compliance da companhia, o programa busca conciliar produtividade e regeneração ambiental: “A busca por soluções que viabilizem a ambição climática da empresa tem impulsionado a transformação do modelo agrícola tradicional. O objetivo é conciliar maior produtividade com a redução do uso de insumos químicos e a regeneração do solo, promovendo um sistema mais resiliente e alinhado aos desafios climáticos atuais.”
A executiva também destaca que o agronegócio brasileiro já dispõe de tecnologias consolidadas que contribuem para a descarbonização, como o sistema de plantio direto e de cobertura, prática adotada há anos pela empresa. Um estudo recente conduzido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), com participação da Amaggi, identificou 15 mecanismos capazes de reduzir as emissões do setor até 2050, cinco dos quais respondem por até 80% das reduções necessárias.
“Queremos mostrar na COP30 que o agronegócio brasileiro é parte da solução climática do país e tem condições de liderar a transição para uma economia de baixo carbono sem perder em aumento de produção agrícola. Temos as tecnologias necessárias e que já são aplicadas no campo, diferentemente de outros setores, em que ainda é necessário investimento em pesquisa e inovação”, afirma Juliana Lopes.
Anote na agenda
Amaggi Regenera: solo, biodiversidade e pessoas no centro da estratégia climática para um sistema agrícola sustentável
Data: 19 de novembro de 2025
Horário: 14h às 14H25 (horário local de Belém)
Local: Agrizone – Travessa Doutor Enéas Pinheiro, S/N, Marco, Belém (sede da Embrapa Amazônia Oriental)
Green Zone
Período: 10 a 21 de novembro
Horário: 08h às 22h
Endereço: Av. Júlio César, 2800 – Souza, Belém
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































