Merco lança a edição 2025 do ranking Merco Talento, que reconhece as melhores empresas do Brasil em atração e fidelização de talentos

A Merco, empresa de pesquisa e monitoramento reputacional, que atua em 20 países, apresenta a terceira edição do ranking Merco Talento no Brasil. O ranking reconhece as 100 empresas que mais se destacam em atração e fidelização de talentos, segundo a opinião de diferentes stakeholders. Entre os resultados de 2025 o setor de Cosméticos e Perfumaria aparece em destaque com Natura na liderança e o Grupo Boticário na segunda posição do ranking. Completam o top 10: Mercado Livre (3º) Nubank (4º); Coca-Cola (5º), Toyota (6º); Itaú Unibanco (7º); Nestlé (8º); Hospital Sírio- Libanês (9º) e Google (10º). Sendo que Nubank e Hospital Sírio-Libanês entraram nesta edição pela primeira vez no top 10.
Pelo segundo ano consecutivo oito das 10 melhores empresas do ranking Merco Talento estão também entre as companhias de melhor reputação empresarial, indicando que existe uma correlação direta entre uma empresa ter boa reputação e ser reconhecida como marca empregadora, ou seja, uma organização com capacidade de atrair e fidelizar talentos. Entre os 38 setores que compõem as melhores Empresas do ranking 2025, os destaques vão para o setor de Alimentos, liderado pela Nestlé, com dez empresas, no TOP 100. Cabe ressaltar que Nubank (4º) e Hospital Sírio-Libanês (9º) entraram nesta edição pela primeira vez no top 10.
O Merco Talento é um estudo de referência em Employer Branding, que consiste em uma avaliação multistakeholder da capacidade das empresas para atrair e fidelizar Talentos, considerando a opinião dos diferentes públicos. A medição é composta pelas avaliações dos próprios colaboradores das empresas e um benchmarking de indicadores de gestão de pessoas, além da avaliação da empresa como marca empregadora, mensurando a atratividade das empresas para os públicos externos.
Além da avaliação de profissionais especializados na área de Talentos, temos a avaliação de Estudantes Universitários e de pós-graduação e da novidade deste ano: demandantes de Emprego, realizada em parceria com o Portal Vagas.Com. Dessa forma, os diversos públicos analisam as empresas nesses três eixos: Reputação Interna, Marca Empregadora e Qualidade do Trabalho.
“Reconhecer as melhores empresas do Brasil em atração e fidelização de talentos incentiva o desenvolvimento da gestão do capital humano nas organizações. Essa iniciativa fortalece a reputação das organizações, impulsionando a sociedade com instituições cada vez mais comprometidas e responsáveis com seus colaboradores”, afirma Lylian Brandão, CEO da Merco Brasil.
A metodologia do ranking abrange onze fontes de informação, que compreendem funcionários, indicadores objetivos da gestão de pessoas, universitários, ex-alunos de escolas de negócios, executivos de RH das empresas, demandantes de emprego, sindicatos, professores universitários, população geral, além da avaliação das empresas no meio digital.
“É importante ressaltar que a participação no Ranking Merco Talento é gratuita e depende exclusivamente do reconhecimento das empresas pela capacidade de atrair e fidelizar talentos entre os diferentes stakeholders”, destaca a executiva.
O Ranking Merco Talento oferece para as empresas análises para aprimorar suas políticas de atração e fidelização de talentos. Pois traz informações fundamentais para o compromisso com a excelência e seu reconhecimento como marca empregadora. As empresas, ao adquirirem o relatório analítico aprofundado, têm acesso a informações preciosas sobre a visão de cada stakeholder avaliado, incluindo comparações com outras companhias e com a média das empresas avaliadas.
Metodologia
Para a elaboração do ranking 2025, foram feitas 12.939 entrevistas, divididas entre 6.295 funcionários próprios e de grandes empresas, 1.200 universitários e ex-alunos de escolas de negócios, 3.179 cidadãos, 2.016 demandantes de emprego, além de 203 entrevistas com especialistas em RH, sindicatos e professores universitários, além de mais de 172 mil menções no ambiente digital que abordaram temas relacionados a Talento. Em paralelo, foram levantados indicadores que coletaram a realidade objetiva das 46 empresas que responderam ao questionário.
Esses públicos avaliaram as empresas em relação aos três valores-chave que influenciaram sua atratividade laboral: Qualidade do Trabalho, Marca Empregadora e Reputação Interna.
Confira o ranking completo aqui.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































