Nova Taxonomia Sustentável reforça papel estratégico da comunicação, dizem diretores da Aberje e Pacto Global para InfoMoney

Em artigo publicado na InfoMoney no dia 30 de outubro, Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, e Daniela Grelin, diretora-executiva do Pacto Global da ONU no Brasil, defendem que a nova Taxonomia Sustentável Brasileira, lançada pelo Ministério da Fazenda, representa um marco não apenas técnico, mas comunicacional para o avanço da agenda climática no país.
Ao propor um vocabulário comum e baseado em critérios verificáveis, a taxonomia reduz ambiguidades e “despolitiza o debate público sobre sustentabilidade”, aproximando-o do campo dos fatos. Para os autores, o novo modelo torna a linguagem da transição mais clara e mensurável, reforçando a integridade das narrativas empresariais e evitando distorções no uso do discurso ambiental.
O artigo ressalta ainda que o desafio climático, segundo o cientista Paulo Artaxo, não está mais na ciência, mas na comunicação – isto é, na capacidade de traduzir conhecimento em ação e gerar entendimento coletivo. Nesse contexto, a comunicação corporativa assume papel central na articulação entre ciência, políticas públicas, empresas e sociedade, combatendo a desinformação e promovendo engajamento contínuo.
Os autores destacam que, na era das métricas ESG, comunicar é sustentar coerência entre narrativa e execução, e não apenas divulgar compromissos. A comunicação deve conectar diretrizes técnicas a mudanças culturais, transformando inovação em ação e compromisso em impacto.
Aberje realiza evento durante a COP30 sobre o papel da comunicação na transição climática
No próximo dia 11 de novembro, em Belém (PA), durante a COP30, a Aberje promove o evento “Comunicação para a Transição: A Comunicação Corporativa como catalisador de mudanças”, dedicado a discutir o papel estratégico da comunicação na transição para uma economia de baixo carbono.
O encontro contará com a presença de Rochelle Ford, CEO da Page Society – principal comunidade global de líderes seniores de comunicação –, e de André Curvello, diretor de Comunicação da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Com foco em Comunicação e Engajamento Empresarial na agenda climática, a iniciativa propõe um diálogo sobre como a comunicação pode mobilizar ações, conectar stakeholders e traduzir compromissos globais em iniciativas locais. O evento reforça a importância de comunicar de forma ética, transparente e inovadora o papel do setor privado na construção de soluções para o clima. Mais do que informar, a comunicação é apresentada como um catalisador de mudanças, capaz de engajar colaboradores, consumidores, investidores e demais públicos em torno de uma agenda que promova neutralidade de carbono, justiça social e governança robusta.
A atividade ocorre das 18h30 às 21h30, na Casa Rosada (Rua Siqueira Mendes, 61 – Cidade Velha, Belém – PA), e é fechada para convidados. Mais informações no link.
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