PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
24 de outubro de 2025

Evento da B3 com participação da Audima explora acessibilidade, áudio e inclusão como rotina e cultura

Encontro reforçou a urgência de integrar práticas acessíveis desde o início dos projetos digitais
Redação Portal Aberje
Luiz Pedroza, CEO da Audima, apresentou dados sobre os públicos que necessitam de recursos de áudio no dia a dia (foto: Ismael Inoch)
 
  • COMPARTILHAR:

Na última quinta-feira (23), a Arena B3, no Centro de São Paulo, recebeu o Encontro Tech, realizado pela associada B3 (Bolsa de Valores do Brasil), que reuniu dezenas de profissionais convidados de Tecnologia e Comunicação para discutir a acessibilidade digital e o papel da inovação na inclusão. Com participação da associada Audima, o encontro reforçou a urgência de integrar práticas acessíveis desde o início dos projetos digitais, especialmente em empresas com impacto social e comunicacional relevantes.

Durante os painéis, a equipe de tecnologia da B3 apresentou ações concretas voltadas à acessibilidade digital, como o desenvolvimento de projetos mobile acessíveis, a implementação de um design system com foco em inclusão e a criação de um processo contínuo de testes de qualidade e soluções com apoio da inteligência artificial. As iniciativas fazem parte de uma política interna de tecnologia da B3 que visa tornar a experiência digital mais democrática para todos os stakeholders.

Giovanne Bertotti, da B3; Luiz Vieira, da B3; e Helder Félix, do Grupo Abril (foto: Ismael Inoch)

“Acessibilidade não é favor, é lei. E precisa estar dentro de tudo que construímos. Deve ser pensada desde o início”, destacou Marcelo Sahd, UX manager da B3, ao reforçar a importância de integrar o tema à cultura tecnológica das empresas. Luiza Epifani, analista de Diversidade e Inclusão da bolsa de valores, ressaltou o papel coletivo das equipes: “Nos provocamos a ir além da lei, para atender às necessidades reais das pessoas. Aqui dentro, levantamos demandas de acessibilidade e questionamos inclusive nossas próprias atitudes no dia a dia. Acessibilidade é responsabilidade de todos”, explicou. 

O case “GitHub Copilot”, apresentado por Giovanne Bertotti, consultor de engenharia de qualidade da B3; e Eduarda Klimavicius, analista de software, trata da correção de acessibilidade digital do Design System em práticas como suporte a leitores de tela ou navegação apenas por teclado.

O CEO da Audima, Luiz Pedroza, apresentou dados sobre os públicos que necessitam de recursos de áudio no dia a dia – 18% dos brasileiros têm dificuldade de enxergar, 29% são analfabetos funcionais, 5% têm deficiência auditiva, 20% são neurodivergentes e 16% têm mais de 60 anos. A empresa é especializada em produtos de acessibilidade digital. Pedroza também apontou que 51% dos brasileiros preferem o formato sonoro, 70% da Geração Z opta por ele e que conteúdos em áudio têm até 400% mais engajamento. 

Ao final do evento, a B3 anunciou que, por meio de parceria com a Audima, todos os artigos do portal Bora Investir agora incluem áudio humanizado.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.