Petrobras celebra 30 anos de apoio ao cinema brasileiro com nova campanha estrelada por Rodrigo Santoro

A Petrobras lançou uma nova campanha publicitária para celebrar três décadas de incentivo ao cinema brasileiro. Criada pela agência Ogilvy, a ação é protagonizada pelo ator Rodrigo Santoro e reforça o papel da companhia no fortalecimento da produção audiovisual nacional. Com o conceito “Petrobras. Mais de 600 filmes patrocinados em 30 anos. Essa história todo mundo vê.”, o filme destaca o compromisso da empresa com a valorização da cultura e da memória do país. A Petrobras é associada à Aberje.
Desde o início de sua atuação como patrocinadora, a Petrobras tem contribuído para o desenvolvimento do cinema brasileiro em diversas frentes – da manutenção de espaços culturais e apoio a festivais à produção, distribuição e restauração de obras que integram o patrimônio audiovisual nacional. A campanha estreou em 16 de outubro, com veiculação em todo o país.
Na peça, Santoro conduz uma narrativa que mescla emoção e memória, revisitando cenas icônicas de filmes apoiados pela companhia, como “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” (1995), “Bicho de Sete Cabeças” (2001), “Cidade de Deus” (2002), “Deus é Brasileiro” (2003), “Saneamento Básico” (2007) e “Aquarius” (2016), além dos lançamentos de 2025, “Malês” e “O Agente Secreto”. O filme foi produzido pela O2 e dirigido por Fred Luz.
“O sucesso do cinema brasileiro neste ano – com prêmios em Berlim, no Oscar e em Cannes – não caiu do céu nem foi coincidência. É fruto de uma semente plantada há mais de 30 anos, regada com paciência e apoio consistente de empresas que acreditaram na nossa cultura. Que essa visão de longo prazo continue alimentando este círculo virtuoso. Porque, se depender do que está vindo por aí… 2026 promete!”, afirmou o diretor e sócio da O2, Fernando Meirelles. Antes do sucesso internacional de “Cidade de Deus”, Meirelles já havia dirigido “O Menino Maluquinho 2”, também patrocinado pela Petrobras.
“São 600 filmes patrocinados em 30 anos. O desafio da nossa campanha era passar a dimensão desta enorme produção nos curtos formatos publicitários”, comentou Mathias Almeida, Executive Creative Director da Ogilvy.
A campanha terá desdobramentos em mídias digitais, redes sociais, painéis de out of home e ativações especiais ao longo do ano.
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